POVOS TRADICIONAIS: TERRITÓRIO, IDENTIDADES, CULTURAS E EDUCAÇÕES.

Projeto de Pesquisa
Povos tradicionais: território, identidades, culturas e educações.
Coordenadora: Ozirlei Teresa Marcilino

Objetiva investigar concepções de território, identidade, culturas e educações de povos tradicionais que habitam o Estado do Espírito Santo e apontar articulações possíveis com a educação escolar. Visa contribuir com o diálogo entre educação escolar e conhecimentos dos povos tradicionais, em observância às suas especificidades linguísticas, históricas, identitárias, culturais e sociais. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa de abordagem etnográfica ao considerar que os conhecimentos próprios de cada grupo cultural são sistematizados e estruturados em seu processo sócio-histórico-cultural. Desse modo, para um levantamento de ideias relacionadas aos conceitos, pretende-se desenvolver um trabalho de campo intercultural junto a professores e membros das comunidades escolares. Propõe-se, em paralelo, o desenvolvimento, por pesquisadores e estudantes participantes deste projeto, de ações de formação continuada com profissionais da educação. Tais ações pretendem colaborar com o processo de formação e configuram um dos resultados esperados com a pesquisa. Como outro resultado do trabalho de pesquisa, propõe-se a produção de artigo científico e de pesquisas de trabalhos de conclusão de cursos de licenciatura.