COLEGIADO

Adriano Pereira Jardim

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal do Espírito Santo, lotado no Departamento de Psicologia, em regime de dedicação exclusiva, desde 11 de agosto de 2014. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase na abordagem fenomenológica da psicoterapia e dos processos cognitivos relacionados, atuando principalmente nos seguintes temas: efetividade psicoterapêutica, memória de eventos marcantes da psicoterapia, consciência de si e narratividade das religiões afro brasileiras. ( http://lattes.cnpq.br/5421197565198625 )

 

Foto Aissa

Aissa Afonso Guimarães                                              

Professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo/UFES, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGA/UFES, pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros - NEAB/UFES. Bacharel, licenciada e mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - IFCS/UFRJ, doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - ECO/UFRJ.
Atua na área de Artes no ensino, na pesquisa e na extensão no campo das artes populares e do patrimônio cultural afro-brasileiro, envolvendo ações de salvaguarda e produção de conhecimentos, junto aos sujeitos e comunidades detentores das culturas tradicionais, com ênfase no estado do Espírito Santo. ( http://lattes.cnpq.br/5450445723454857 )

 

Foto Alcemir

Alcemi Almeida de Barros

Nutricionista com atuação sempre caracterizada na Nutrição Social, voltada para a Segurança Alimentar e Nutricional, o Direito Humano à Alimentação Adequada e Políticas Públicas. Atualmente membro do Conselho Federal de Nutricionistas (Gestão 2018-2021), com experiência em Conselhos e Fóruns de políticas públicas, especialmente relacionadas aos Direitos Humanos e Segurança Alimentar e Nutricional. Coordeno o GESAN (Grupo de Estudos em Segurança Alimentar e Nutricional Prof. Pedro Kitoko), membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Segurança Alimentar e Nutricional (NUPESAN) e atuo como Professor Adjunto (D.E.) na Universidade Federal do Espírito Santo (Campus Maruípe). ( http://lattes.cnpq.br/2895767462673169 )

 

Foto Ana Claudia

Ana Cláudia Borges Campos

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília - UnB (2016) . Mestre em Políticas Sociais, ênfase em Políticas Públicas, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005). Bacharela em Biblioteconomia (1999) e Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes (2019). É Professora adjunta do Departamento de Biblioteconomia – UFES. Subcoordenadora do projeto InformAção e Cultura. É Diretora de Ações Afirmativas e Diversidade da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Diversidade na Ufes. Atua nas áreas de Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento. Administração e Planejamento em Unidades de Informação. Políticas Públicas de Informação e Relações Étnico-raciais e informação. ( http://lattes.cnpq.br/7352681814129799 )

 

  

Ariane Silva Carvalho

Ativista do Movimento Negro e Coletivo feminista. Realiza trabalhos sociais nas comunidades, através de rodas  de conversas com as famÍlias de periferia, orientando sobre os serviços de atendimento em Vitória-ES. Graduação em Farmácia pela EMESCAM (2012), experiência de 11 anos em farmácia. Curso de Gestão de Qualidade em Farmácia (2021). No primeiro semestre do ano 2021 foi aluna especial no Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva na UFES. Mestranda em Saúde Coletiva na UFES, 2021/2, linha de políticas tendo como pesquisa mulheres negras quilombolas, representante estudantil no colegiado do PPGSC, participante da UNEGRO. Atualmente representante do mestrado no colegiado de Saúde Coletiva. ( http://lattes.cnpq.br/7907413184308627 )

 

Cleyde Rodrigues Amorim

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2002). Professora e pesquisadora da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, no Departamento de Educação, Política e Sociedade, no Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação, e no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros - NEAB/UFES. Tem experiência em Antropologia das populações afro-brasileiras e atuou principalmente nos seguintes temas: remanescentes de quilombos, população Kalunga (Goiás), identidades étnicas e culturais, práticas culturais afro-brasileiras, religiões afro-brasileiras. Pesquisa sobre Diversidades, Relações Etnico-raciais, Identidades e Relações Raciais na Educação; Populações Tradicionais de Matriz Africana, Religiões Afro-brasileiras, Sociologia no Ensino Médio. Coordena o Grupo de Pesquisa Políticas de Inclusão e Educação para as Relações Etnico-Raciais- UFES, (DGP/CNPq). (http://lattes.cnpq.br/4004473327151252)

 

Debora Cristina de Araújo

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Mestra em Educação pela UFPR e graduada em Letras - Português/Inglês (2003) pela Universidade do Estado do Paraná, Campus de Paranavaí. Professora de Educação das Relações Étnico-Raciais na Universidade Federal do Espírito Santo, junto ao Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais do Centro de Educação. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE/Ufes). Coordena o LitERÊtura - Grupo de estudos e pesquisas em diversidade étnico-racial, literatura infantil e demais produtos culturais para as infâncias. Realiza pesquisas nas áreas de literatura infantil e juvenil; educação e relações étnico-raciais; educação e diversidade; práticas pedagógicas; Análise Crítica do Discurso. ( http://lattes.cnpq.br/3089785123426262 )

 

Elio Pereira Fernandes

Possui graduação em Abi - Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2020). Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2022). Pesquisador no projeto "Africanidades Transatlânticas: cultura, história e memórias afro-brasileiras". Áreas de interesse: Identidade, narrativas, trajetórias, relações raciais, comunidades religiosas afro-brasileiras, ações afirmativas. ( http://lattes.cnpq.br/1406677660623411).

 

Gustavo Henrique Forde

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José(1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo(2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo(2016). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo e Diretor de Cidadania e Direitos Humanos da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo. Atuando principalmente nos seguintes temas:História da Educação, Movimento Negro, Racismo e antirracismo. ( http://lattes.cnpq.br/3493324457073231 )

 

Heloisa Ivone da Silva de Carvalho

Doutoranda no PPGE/UFES. Representante de Estudantes do Doutorado no colegiado, compõe a Comissão de Políticas Afirmativas e a Comissão de Avaliação Curricular no PPGE/UFES. Mestra no PPGEF/UFES. Pós-graduada em Políticas Públicas pelo IFES e Políticas Educacionais pela UFES. Pedagoga, professora e pesquisadora, com experiências na Educação Básica e no Ensino Superior. Foi coordenadora do Curso de Pedagogia Licenciatura em Química na Faculdade Faesa. Presidiu Conselhos de Direitos, coordenou o CONEGRO, Fórum de Educação, Conselho de Educação e Comissão gestora do Fórum Araceli/Enfrentamento à violência sexual praticada contra crianças e adolescentes. No ano 2014 recebeu a “Comenda de Direitos Humanos” por ser a primeira mulher negra a presidir o Conselho de Direitos Humanos. Recebeu diversos prêmios, homenagens e medalhas por desenvolver projetos e produção de poesias referente ao trabalho de Combate ao Racismo. Coordenou a Comissão de Estudos Afro-brasileiros- CEAFRO/CERER nos anos 2015-2017 e a Comissão de Educação em Direitos Humanos da SEME/Vitória nos anos 2018-2021. Pesquisadora no LAPIVIN/UFES e do IESC/UFES. Atualmente é coordenadora da EJA da SEME/Vitória, Vice-Presidenta da UNEGRO e Coordenadora do Fórum Nacional de Mulheres Negras (http://lattes.cnpq.br/5267312657321338)

 

Jacyara Silva de Paiva

Professora Adjunta do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Graduada em Pedagogia e Direito, Pós graduada em Infância e Educação Inclusiva, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo(2004/2010), sob a orientação do Professor Dr Hiran Pinel, estágio sanduíche na Universidade de São Paulo, prática e pesquisa no campo da Educação Social, Pobreza,Desigualdades Sociais, ONGs, formação de Educadores Sociais, etnicidade afro brasileira, Membro do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (CEPE), Membro do Conselho Departamental do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.Participante do Grupo de pesquisa Infância, Adolescência e Juventude da Universidade Estadual de Maringá, membro do grupo de pesquisa em fenomenologia da educação - UFES, participante do Brazafrica(Acordo de Cooperação Brasil/Africa do Sul, através da Unicamp), membro titular do CEPIR-ES Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial , , Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros da Universidade Federal do Espírito Santo (NEAB/UFES), membro titular da da Comissão de Validação de Autodeclaração Etnico-racial da Universidade Federal do Espírito Santo. (http://lattes.cnpq.br/9259877374436417).

 

Lavinia Coutinho Cardoso

Graduada em Historia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993) e Especialista em História Política (2003) e Mestre em História Social das Relações Políticas (2008) pela mesma instituição. Especialista em Educação e Mídias pela Universidade Federal de Ouro Preto (2018). Seus trabalhos de pesquisa tem ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Escravidão, Resistência Escrava e liberdade na província do Espírito Santo no século XIX , Políticas Publicas com recorte racial, tecnologia e mídias no ensino de história. Foi professora do Centro Universitário São Camilo, onde ministrava a disciplina de Antropologia para os cursos de licenciatura. Foi professora Faculdade Multivix onde ministrou as disciplinas de Fundamentos Filosóficos e Teoria Política e Relações étnico raciais para os cursos de Serviço Social e Ciências Contábeis, foi bolsista da CAPES/MEC atuando como supervisora do PIBID na EMEF Rita de Cassia Oliveira.Atualmente é professora PB III de História da Prefeitura Municipal de Vitória. ( http://lattes.cnpq.br/2838167892907295 )

 

Laura Brandao Silva

Graduanda em Ciências Sociais. Atualmente atua como pesquisadora bolsista no Projeto Africanidades Transatlânticas: história, memórias e culturas afro-brasileiras. Áreas de interesse: narrativas, memória, identidade, relações socioambientais. ( https://lattes.cnpq.br/6558753025654041 )

 

Lorrana Neves Nobre

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014) e Mestrado em Gestão Pública no Programa de Pós-graduação do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da mesma Instituição. Especialista em Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola -UNIAFRO/UFES. Membro do grupo de Pesquisa Cnpq - Educação para as relações étnico-raciais, territorialidades e inclusão. Membro da Comissão de Validação de Autodeclaração Etnico-racial da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Atua como Técnico Administrativo em Educação no Centro de Educação Infantil da UFES. Tem experiência na área de Educação Infantil. ( http://lattes.cnpq.br/5653070944175448 )

 

Luizane Foto

Luizane Guedes Mateus 

Pós-doutoranda em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo, com experiência na área de Psicologia Institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas, Assistência Social, Relações Étnico-Raciais, Direitos Humanos e Cidadania. ( http://lattes.cnpq.br/4878991655516101 )

 

Foto Maria Helena

Maria Helena Elpidio

Mulher negra com origem do Morro de Caratoíra (Vitória-ES), candomblecista, assistente social, professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pós-doutora pela FSS/PPGSS/UFJF, doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Membro do Grupo de Estudos Octavio Ianni (UERJ) e do Núcleo de Estudos Interfaces (UFES). Presidente da ABEPSS (gestão 2017-2018). Membro do Círculo Palmarino - ES. Membro do Núcleo Estadual de Mulheres Negras do ES. Autora do livro “Território, Política Social e Serviço Social (2016), organizadora e autora de artigos e obras coletivas nas áreas de Formação Profissional; Questão urbana e territorial e; Questão étnico-racial. ( https://orcid.org/0000-0001-8243-542 )

 

Foto Maria Inês

Maria Inês Dias de Freitas

Possui Graduação em Letras - Centro Universitário do Instituto de Ensino Superior - (2012), Especialista em Gestão Estratégica em Recursos Humanos (FAESA, 2006), Bacharel em Secretariado Executivo - Universidade Taubaté-SP (1991). Possui Experiência na área de Recursos Humanos e Gestão, atuando como Secretária Executiva na Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes, no desempenho de atividades de assessoria às chefias no Gabinete da Reitoria/UFES. Coordena AFRODIÁSPORA: Cultura e História Africana e afro-brasileira. (http://lattes.cnpq.br/2753341100884565 )

Marileide Gonçalves França

Graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008), Doutorado em Educação na Universidade de São Paulo (2014) e atualmente é professora da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional; financiamento da educação, formação de professores; planejamento educacional, avaliação educacional, currículo escolar, educação especial e educação das relações étnico-raciais. ( http://lattes.cnpq.br/2559896753127751 )

 

Noelia da Silva Miranda de Araújo

Mestra em Educação no PPGMPE-UFES (2020). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007), especialista em psicopedagogia institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura africana e afro brasileira/infantil e infanto-juvenil, princesas de outras etnias, meninas negras na literatura,  infâncias, espaço público e educação pública, formação de professores/as e lideranças quilombolas de Sapê do Norte. É escritora de literatura infantil e infantojuvenil com recorte racial negro e indígena, e escreve  poemas negros com várias  publicações em circulação. Participa do grupo de Pesquisa Educação nas Relações Territoriais Étnico-Raciais e Novas Mídias. É professora e pesquisadora na rede pública de ensino da Prefeitura Municipal de Vitória-ES. Atuou na Comissão de Educação em Direitos Humanos da Secretaria de Educação de Vitória-ES( 2018 e 2019). Atua desde 2019 na Comissão de Estudos Afro-Brasileiros -CEAFRO e  Comissão de Educação das Relações Étnico-Raciais - CERER da Secretaria de Educação de Vitória-ES. Participa do Coletivo Tereza de Benguela e Coletivo Benedito meia légua. É membra do MNU- Movimento Negro Unificado do ES.

 

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Ozirlei Teresa Marcilino

Pós Doutorado em Conhecimento e Inclusão Social em Educação (2019) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Educação (2014) e Mestre em Educação (2005) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Especialista em Administração e Supervisão Escolar e Matemática. Graduada em Pedagogia pela Escola Superior São Francisco de Assis (2004), em Licenciatura Plena no Curso de Ciências: habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José (1999) e em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas de Colatina (1994). Pesquisadora com interesse em Educação Matemática Indígena, Educação Étnico Racial, Educação do Campo, Culturas e Povos Tradicionais. Professora do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo e Pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab/Ufes). Membro: do Grupo de Pesquisas em História da Matemática e Saberes Tradicionais do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes/Campus Vitória); do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar Intercultural Indígena da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG) e do Grupo de Pesquisas Culturas, Parcerias e Educação do Campo (Ufes). ( http://lattes.cnpq.br/9548763641862588 )

 

Patrícia Gomes Rufino Andrade

Doutora em Educação - Diversidade e Práticas Inclusivas (UFES). Professor Adjunto do Departamento de Educação, Política e Sociedade (DEPS). Graduado em Geografia (UFES), Pedagoga, Mestre em Educação (UFES). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFES. Pesquisa geografias e territorialidades; políticas educacionais para populações afro-brasileiras: quilombolas, territorialidades afro-religiosas. Pesquisa educação rural, práticas pedagógicas para educação étnico-racial e territórios periféricos. Líder do Grupo de Pesquisa Cnpq - Territórios e Territorialidades Rurais e Urbanas. Docente do Mestrado Profissional em Educação na linha Educação, Diversidade e Práticas Inclusivas. Professor do Mestrado em Comunicação na Linha Comunicação e Poder. Coordenou o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Espírito Santo (NEAB / UFES - 2015 -2020). Coordenou e presidiu a Comissão de Validação da Autodeclaração Étnico-Racial da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2018-2020). Diretora de Políticas de Extensão (2019). Líder do Grupo CNPq de Pesquisa Educação nas Relações Territoriais Étnico-Raciais e Novas Mídias (2016 - atual). Estágio de pós-doutorado em Economia e Política no Roy Wilkins Center - EUA (2020-2021). Resumo disponível em: http://lattes.cnpq.br/2327451507961703 

 

Raiani Dercila Silva

Estudante de Psicologia na UFES com trajetoria de pesquisa em subjetividade e cosmovisão quilombola a partir de sua iniciação científica. Atualmente participa do Programa Afrodiaspora, projeto idealizado pelo NEAB-UFES. Na psicologia tem traçado um percurso em políticas públicas, juventude e clínica antirracista. ( http://lattes.cnpq.br/1085888350812997 )

 

Sandro José da Silva

Doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor Adjunto na Universidade Federal do Espírito Santo na Graduação em Ciências Sociais e nos Programas de Pós-Graduacão em Ciências Sociais e Direito. Membro do Comitê de Quilombos da Associação Brasileira de Antropologia. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão sobre relações etnicoraciais, patrimônio cultural e Direitos Humanos. É consultor da temática povos e comunidades tradicionais. ( http://lattes.cnpq.br/9873497099288005 )

 

Foto Sandro N

Sandro Nandolpho de Oliveira

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo, lotado no Departamento de Educação e Ciências Humanas e Sociais do Centro Universitário Norte do Espírito Santo, atuando no Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Atua como Pesquisador do Núcleo Capixaba de História da Educação (NUCAPHE) da Universidade Federal do Espírito Santo investigando sobre o Ensno de História e História da Educação. As pesquisas sobre o Ensino de História, buscam mobilizar os conceitos de tempo e ancestralidade, na investigação das implicações destes conceitos na narrativa histórica em contexto de ensino. As pesquisas em História da Educação no Espírito Santo, fundamentam-se na micro-história italiana, reduzindo a escala de análise para o regional e o local e abordando a História da Educação Capixaba pela perspectiva da circularidade cultural. ( http://lattes.cnpq.br/1469820656291807 )

 

Foto Sarita

Sarita Faustino dos Santos

Educadora Infantil, Professora e Pesquisadora das relações étnico-raciais, com Formação em Dança Afro e Contemporânea, Especialista em Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola pela UFES/Uniafro. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo, UFES (1998). Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola. Mestranda em Educação Física, pela UFES. Tem experiência na área de Educação infantil e contação de histórias e faz parte do grupo de estudos de literatura infanto-juvenil e demais produtos culturais - LitERÊtura e no NAIF/UFES Núcleo de Aprendizagem com suas Infância e Fazeres, atuando principalmente no seguinte tema: formação de professores, literatura infanto-juvenil com recorte étnico-racial, Educação Física na Educação Infatil, Dança Afro-Brasileira Cênica. Atualmente está lotada na Ceafro - Comissão de estudos Afro-brasileiro, na Secretária de Educação do Município de Vitória ES. ( http://lattes.cnpq.br/9101511415717571 )

 

Simone Aparecida

Simone Aparecida Fernandes

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Mestre em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Formada em Licenciatura curta em Ciências e Matemática para o Ensino Fundamental e Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de São João del-Rei. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF ? SBF)/Ufes e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (PPGEEDUC/Ufes, onde atua como coordenadora adjunta (gestão 2021/2023). Desenvolve pesquisa na área da educação com ênfase em: educação especial; ensino de Física; ensino de Ciências; práticas pedagógicas e divulgação científica. ( http://lattes.cnpq.br/0532528200582514 )

 

Foto Simone

Simone Raquel Batista Ferreira

Bacharel em Geografia (1995), Licenciada em Geografia (1997) e Mestre em Geografia Humana (2002) pela Universidade de São Paulo; Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2009). Atualmente, é Professora Adjunta IV no Departamento de Educação e Ciências Humanas do CEUNES, na Universidade Federal do Espírito Santo, onde atua no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Líder do Grupo de Pesquisa Territorialidades Tradicionais (CNPq/ UFES) e coordenadora do Projeto de Extensão Observatório dos Conflitos no Campo (OCCA). Tem experiência em estudos e trabalhos referentes à identificação de territórios tradicionalmente ocupados, à questão agrária e socioambiental, com destaque às formas de territorialidade de povos originários, comunidades tradicionais quilombolas, pesqueiras, ribeirinhas e campesinas, em conflito com projetos desenvolvimentistas hegemônicos. Vem atuando em pesquisas acerca das formas de territorialidade de comunidades tradicionais, com o uso de metodologias participativas como a História Oral e a Cartografia Social. ( http://lattes.cnpq.br/1263240256242074 )

 

Foto Thiago do Nascimento

Thiago Nascimento do Prado

Possui graduação em enfermagem pela Universidade Federal do Espirito Santo(2007), Mestrado em Doenças Infecciosas pela UFES (2010) e doutorado em Doenças Infecciosas pela UFES (2015) , realiza projetos de pesquisa na área de Epidemiologia das doenças transmissíveis e é Professor da UFES do departamento de Enfermagem. Principais áreas de interesse: Epidemiologia das doenças transmissíveis, saúde global e saúde da população negra. ( http://lattes.cnpq.br/6388559394015871 )

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