PROJETO DE EXTENSÃO LITERÊTURA: FORMAÇÃO EM LITERATURA INFANTIL E JUNVENIL, DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA.

Débora Araujo

Este projeto tem como proposta capacitar professoras/es da educação básica, estudantes de graduação e pesquisadores/as sobre temáticas concernentes à Educação das Relações Étnico-Raciais, em especial com foco na literatura infantil e juvenil, diversidade étnico-racial e cultura afro-brasileira e africana. Desde a aprovação da Lei 10.639/2003, que alterou a LDB tornando obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira, e da Lei 11.645/2008, que incluiu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura indígena na educação básica do país, algumas ações institucionais foram desenvolvidas no sentido de promover a formação inicial e continuada a professoras/es voltadas para tais temáticas. Intenta-se contribuir nesse processo oferecendo abordagens mais aprofundadas sobre quais conteúdos e como trabalhar o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena e literatura infantil e juvenil e outras produções artístico-culturais.