Educação Social em espaços de convivência para crianças e adolescentes

PROJETO DE EXTENSÃO: EDUCAÇÃO SOCIAL EM ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Coordenadora: Jacyara Silva de Paiva

Os Centros de Convivência para Crianças e Adolescentes de Vitória, tem se colocado a disposição como espaço de práticas educativas para os acadêmicos e acadêmicas do curso de pedagogia desta Universidade, esta parceria nos fez (Re)conhecer a fragilidade de formação dos Educadores(as) Sociais que atuam nestes espaços e a importância da Universidade contribuir em sua formação através da extensão. Como não existe formação inicial para os educadores e educadoras sociais a maioria inicia na área sem nenhuma formação teórica, em sua maioria são profissionais graduados nos mais diversos cursos superiores que vão aprendendo o oficio através da prática , contudo sem nenhuma consistência teórica que permita a reflexão deste fazer educativo, na busca dos próprios educadores em compreender sobre o que fazem, ou a quem serve seu fazer encontram a possibilidade de formação na própria experiência que na verdade se desvela como uma tentativa de ser educador ou educadora social, esta experiência se dá a cada encontro com a criança e o adolescente, em cada atividade pedagógica vivenciada. Como afirma Paulo Freire(1987), o educador se constitui como tal quando trabalha com o educando e sua tarefa termina convertendo-se também, na tarefa através da qual ele se reeduca com o educando que ele educa, pois o educando educa mesmo que não seja consciente deste ato. Desta forma este curso justifica se no sentido de propiciar através do curso de extensão , um espaço de formação e informação onde o Educador e a Educadora Social possam refletir sobre sua práxis pedagógica , seus saberes fazeres junto a criança e adolescente que tem seus Direitos Humanos violados, sobre sua identidade enquanto educador e educadora que tem os espaços educativos não escolares como seu contexto de prática educativa. O curso de extensão para educadores sociais que atuam nos Centros de Convivência para Crianças e Adolescentes (CAJUNS), vem atender uma demanda dos Educadores Sociais. A Educação Social no Brasil tem se ocupado de pessoas que tem seus direitos humanos violados, desta forma tem se ocupado historicamente com Negras e Negros, sejam crianças, adolescentes, jovens, adultos ou idosos.