PROJETO DE PESQUISA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: DIMENSÕES POLÍTICO-EDUCACIONAL, HISTÓRICA E CULTURAL.

Débora Araujo

Este projeto tem como objetivo geral investigar e desenvolver possibilidades de ações pedagógicas concernentes à história e cultura afro-brasileira e africana e às relações étnico-raciais. Surge como demanda dos impactos positivos da disciplina de Educação das Relações Étnico-Raciais, instituída desde 2017, na Universidade Federal do Espírito Santo. Desde então tem aumentado entre estudantes de diversos cursos de licenciatura o interesse em desenvolver pesquisas científicas acerca de temáticas concernentes às relações étnico-raciais e história e cultura afro-brasileira e africana. Em especial, algumas áreas vêm se destacando: formação docente, políticas educacionais, história e manifestações culturais (como música e literatura, por exemplo).