Pesquisadores Colaboradores Do Núcleo De Estudos Afro-Brasileiros

Osvaldo Martins de Oliveira

Possui mestrado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (1999) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor da área de antropologia no Departamento e na Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisa, atua e orienta nos seguintes temas: identidade, memória, narrativas, territórios negros (rurais e urbanos), quilombos, comunidades religiosas de matriz africana, patrimônio cultural, processos de escolarização e trajetórias intelectuais negras.

Título da tese: “O projeto político do território negro de Retiro e suas lutas pela titulação das terras.” (2005)

Projetos de pesquisa em andamento: 

  • Africanidades Transatlânticas: história, memórias e culturas afro-brasileiras.

 E-mail: oliveira.osvaldomartins [at] gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3039095049409337

 

Marluce Leila Simões Lopes

Possui doutorado em educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, graduação em pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola (1987) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008). Pedagoga com especialização em educação pela Ufes, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar, Práticas Pedagógicas, relações raciais e Culturas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, infâncias, culturas, racismo, currículo e gestão escolar. Participa de grupos de pesquisa que investigam as infâncias, políticas educacionais, gestão escolar e educação do campo.

Título da dissertação de mestrado: “O que as crianças falam e quando elas se calam: o preconceito e a discriminação racial no espaço escolar”. (2008)

Título da tese: “Infâncias Capturadas e Trajetórias de crianças negras encaminhadas ao Conselho Tutelar”. (2014)

E-mail: marluce.lopes [at] ufes.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3385106837537944

 

Ingrid Marques Cabral

Mestranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo, graduada em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo. Técnica em Administração pelo Instituto Federal do Espírito Santo. A pesquisa de mestrado tem enfoque em questões raciais, processos de escolarização de promtores/as de justiça negros/as e racismos cotidianos.

Título provisório da dissertação de mestrado: “Promotores/as negros/as: narrativas sobre o processo de escolarização, autoidentificação e racismos cotidianos. 

E-mail: ingridmarquescabral [at] gmail.com

Currículo Lattes:

 

Cleyde Rodrigues Amorim

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2002), com pós-doutorado "O Povo de Axé na Pós-Graduação" no PPGAS e Departamento de Antropologia/USP (2022). Docente e pesquisadora da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, no Departamento de Educação, Política e Sociedade, no Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação, e no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros - NEAB / UFES. Atua nas áreas de Antropologia das Populações Afro-brasileiras, Educação das Relações Étnico-Raciais e Religiões de Matriz Africana. Tem pesquisas sobre remanescentes de quilombos em Goiás - população Kalunga, e em São Paulo (Vale do Ribeira), identidades e práticas culturais afro-brasileiras, relações raciais na Educação, populações tradicionais de matriz africana, religiões afro-brasileiras e trajetórias de escolarização dos afrorreligiosos. Coordena o Grupo de Pesquisa Educação para as Relações Étnico-Raciais e Identidades Afro-brasileiras - UFES /CNPq e é pesquisadora no Observatório das Políticas de Ações Afirmativas do Sudeste- OPAAS / UFRRJ. É Filiada à Associação Brasileira de Antropologia e à Associação Brasileira de Pesquisadores Negros/as.

Título da tese: "Kalunga": a construção da diferença, Ano de obtenção: 2002

Pós-doutorado: "O Povo de Axé na Pós-Graduação". Ano: 2022

Projetos de pesquisa em andamento: 

  • AFRICANIDADES TRANSATLÂNTICAS: História, Memórias e Culturas Afro-brasileiras;
  • Povo de Axé na Pós-graduação

E-mail: cleyde.amorim [at] ufes.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4004473327151252

 

Heloisa Ivone da Silva de Carvalho

Doutoranda no PPGE/UFES. Representante de Estudantes do Doutorado no colegiado, compõe a Comissão de Políticas Afirmativas e a Comissão de Avaliação Curricular no PPGE/UFES. Mestra no PPGEF/UFES. Pós-graduada em Políticas Públicas pelo IFES e Políticas Educacionais pela UFES. Pedagoga, professora e pesquisadora, com experiências na Educação Básica e no Ensino Superior. Foi coordenadora do Curso de Pedagogia Licenciatura em Química na Faculdade Faesa. Presidiu Conselhos de Direitos, coordenou o CONEGRO, Fórum de Educação, Conselho de Educação e Comissão gestora do Fórum Araceli/Enfrentamento à violência sexual praticada contra crianças e adolescentes. No ano 2014 recebeu a “Comenda de Direitos Humanos” por ser a primeira mulher negra a presidir o Conselho de Direitos Humanos. Recebeu diversos prêmios, homenagens e medalhas por desenvolver projetos e produção de poesias referente ao trabalho de Combate ao Racismo. Coordenou a Comissão de Estudos Afro-brasileiros- CEAFRO/CERER nos anos 2015-2017 e a Comissão de Educação em Direitos Humanos da SEME/Vitória nos anos 2018-2021. Pesquisadora no LAPIVIN/UFES e do IESC/UFES. Atualmente é coordenadora da EJA da SEME/Vitória, Vice-Presidenta da UNEGRO e Coordenadora do Fórum Nacional de Mulheres Negras.

Título da dissertação de mestrado: “Práticas corporais na comunidade quilombola: significados de manifestações culturais na escola de Monte Alegre".

Projetos de pesquisa em andamento:

  • Tema da Tese de Doutorado: “A (auto)declaração na educação infantil em tempo integral em diálogos com as experiências das crianças negras”

Participação em  Pesquisas coletivas do IESC/UFES em Andamento :

  • "CLASSIFICAÇÃO RACIAL OU AUTODECLARAÇÃO DAS CRIANÇAS NEGRAS? Interfaces socioeconômicas na educação infantil em tempo integral no município de Vitória-ES.”
  • “EDUCAR NA INFÂNCIA EM/PARA OS DIREITOS HUMANOS?”

E-mail: heloisadireitoshumanos [at] gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5267312657321338

 

Luciana Cruz Carneiro

Mestre em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo- UFES- Graduação em Artes. Pesquisadora no Programa de Extensão Jongos e Caxambus: memórias de mestres e patrimônio cultural afro-brasileiro no ES. Áreas de atuação: patrimônio cultural; artes; estética cultural.

Título da dissertação de mestrado: "Expressões e Saberes Quilombolas: comunidade Córrego do Sossego, Guaçuí/ES." (2021)

E-mail: luhccarneiro [at] gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3467488166918292

 

Milena Xibile Batista

Mestra em Ciências Sociais pela UFES e licenciada em História . Atua principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores : Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio e Fundamental - História - Sociologia - Antropologia - Memória - identidade - oralidade -religião de matriz africana - Candomblé - Gênero - Direitos Humanos . Professora do curso de Graduação em Serviço Social - EMESCAM - Membro da Comissão do Pacto Universitário em Direitos Humanos da EMESCAM e Representante das IES de Vitória no Conselho Municipal de Direitos Humanos da Prefeitura Municipal de Vitória (Gestão 2016/2017).

Título da dissertação de mestrado: "Angola, jeje e ketu: Memórias e identidades em casas e nações de candomblé na Região Metropolitana da Grande Vitória (ES)." (2014)

E-mail: milenaxb [at] gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7096837993509007

 

Noelia da Silva Miranda de Araujo

Mestra em Educação no PPGMPE-UFES (2020). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007), especialista em psicopedagogia institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura africana e afro brasileira/infantil e infanto-juvenil, princesas de outras etnias, meninas negras na literatura,  infâncias, espaço público e educação pública, formação de professores/as e lideranças quilombolas de Sapê do Norte. É escritora de literatura infantil e infantojuvenil  com recorte racial negro e indígena, e escreve  poemas negros com várias  publicações em circulação. Participa do grupo de Pesquisa Educação nas Relações Territoriais Étnico-Raciais e Novas Mídias. É professora e pesquisadora na rede pública de ensino da Prefeitura Municipal de Vitória-ES. Atuou na Comissão de Educação em Direitos Humanos da Secretaria de Educação de Vitória-ES( 2018 e 2019). Atua desde 2019 na Comissão de Estudos Afro-Brasileiros -CEAFRO e  Comissão de Educação das Relações Étnico-Raciais - CERER da Secretaria de Educação de Vitória-ES. Participa do Coletivo Tereza de Benguela e Coletivo Benedito meia légua. É membra do MNU- Movimento Negro Unificado do ES.

Título da dissertação de mestrado: "Entrelaçando Saberes e Narrativas: Formação de Professoras/es e Lideranças Quilombolas em Conceição da Barra - ES." (2020)

E-mail: noymestrado [at] gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7571260233826507

 

Ione Aparecida Duarte Santos Dias

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com linha de pesquisa em Inclusão e Diversidade. Especialização em Educação Especial e Psicopedagogia. Graduada em Pedagogia em (2005). Professora das Redes Municipais de Cariacica e Vila Velha. Possui experiência na área de Educação com ênfase  em administração de Sistema Educacional, Educação Especial e experiência em Educação das Relações Étnico-Raciais. Participante do Coletivo Tereza de Benguela e Coletivo Maria Ortiz.  Escritora de literatura infantil com recorte racial negro.  Participa do grupo de pesquisa Políticas de Inclusão e Educação para as Relações étnico-Raciais. Pesquisadora associada à Associação Brasileira de Pesquisadores Negros. 

Título da dissertação de mestrado: "O Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana: A Importância Da Formação e a Efetivação de um Currículo." (2019)

E-mail: duarte.ione [at] gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2457222194962799

 

Renata Beatriz Rodrigues da Costa

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo- UFES- Graduação em História. Possui graduação em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010), Mestrado pelo Programa de Pós graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo( 2018). Atuou no programa de extensão  Jongos e Caxambus: memórias de mestres e patrimônio cutural afro-brasileiro (2017) é pesquisadora colaboradora no projeto  Africanidades Transatlânticas: Cultura, história e memórias afro-brasileiras a partir do Espírito Santo. Integra o grupo de extensão e estudos do NEAB ( Núcleo de Estudos Afro-brasileiros) da UFES até o momento presente. Áreas em que atua: comunidades quilombolas, mulheres, lideranças femininas, educação quilombola,  espiritualidade quilombola. Povos tradicionais, cinema negro. Criadora do Coletivo Negro de Mulheres Negras das Pós-graduações da UFES Virgínia Bicudo.

Título da dissertação de mestrado: "Um nome a zelar: histórias de uma quilombola do norte do Espírito Santo." (2018)

E-mail: renatacostaraizes82 [at] gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4342814054077083

 

José Elias Rosa dos Santos

Graduado em História e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013) e doutorado em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (2019). Atualmente é professor PEB III da Prefeitura Municipal de Vitória. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia afro-brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: história afro-brasileira, história da África Ocidental, ações afirmativas, escravidão, memória e educação não formal.

Título da dissertação de mestrado: "Processos organizativos e identidade afro-brasileira: a transmissão do congo em Cariacica/ES."  (2013)

Título da tese de doutorado: "Escravidão na África: caminhos e descaminhos de memórias em conflito em Guiné-Bissau." (2019)

E-mail: prof_joseelias [at] yahoo.fr

Currículo Lattes: http://http://lattes.cnpq.br/7701411089706010

 

Iljorvanio Silva Ribeiro 

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Possui graduação na disciplina História (licenciatura e bacharelado)  pela UFES (2010) e Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais pelo Centro de Educação (NEAB- UFES - 2012).Campo de pesquisa: Concentra os seus estudos nas seguintes áreas: História do Brasil colônia; Diáspora Africana; Resistência Negra; Antropologia das Comunidades Tradicionais de Matrizes Africanas; Candomblé e Política na Região Metropolitana da Grande Vitória; Representações negras na Sociedade Brasileira; Novas Epistemologias e De-colonialismos; Simbolismo Afro; Identidade, Religiosidade e Patrimônio Cultural Afro-brasileiro; e Cosmologias Africanas. Atuação: Docente da educação básica estadual (desde 2012); Pesquisador do Projeto “Africanidades: Identidades, Religiosidades e Patrimônio” (2015-2017); Membro colaborador do Fórum de Matriz Africana de Cariacica – FOMAC (2015-2019); Iniciação a docência pelo Departamento de Ciências Sociais (2016-2017); Diretor cultural do Instituto de Desenvolvimento dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matrizes Africanas do Estado do Espírito Santo – IDEMAFRI (2017-2019); Coordenador do grupo de estudos “Discussões Antropológicas, Novas Epistemologias e Pós Colonialismos” da UFES (2019-2020); Coordenador do Mapeamento Socioeconômico dos Povos e Comunidades Tradicionais do município de Cariacica/ES (2020-2021) e atual Secretário do Conselho de Igualdade Racial do município de Cariacica gestão 2021-2013.

Título da dissertação de mestrado: "Entre o Òrun e o Àiyé: Relação Candomblé e Política na Região Metropolitana da Grande Vitória - ES." (2017)

E-mail: iljorvanio.histufes [at] gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0014963913149743

 

Luana Ribeiro da Trindade

Doutora em  Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), graduada em Serviço Social pela Faculdade Católica Salesiana (atual UniSales). Professora substituta, no curso de Serviço Social, na Universidade Federal de Tocantins (UFT). Tem como áreas de interesse: Serviço Social, Sociologia e Antropologia, com ênfase em pesquisa e produção de conhecimento, relações étnico-raciais e diferenças. Atuando nas seguintes temáticas: educação, processos de socialização, identidade, memória, trajetórias, organizações negras e ações afirmativas no ensino superior. 

Título da dissertação de mestrado: "Universitários negros: Acesso ao saber escolar e o processo de (re)construção da identidade." (2018)

Título da tese de doutorado: "Fortalecendo os fios: a emergência dos coletivos de estudantes negros e negras em universidades da região sudeste." (2021)

E-mail: luana.rt [at] hotmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8982688424097281

 

Réia Sílvia Gonçalves Pereira

Doutora em Ciências Sociais pela UFJF. Mestre em Ciências Sociais e especialista em Políticas Públicas pela Ufes. Graduada em Comunicação Social pela mesma Universidade. Estágio pós-doutora pela UENF

Título da dissertação de mestrado: “Fé em Deus, dj”: fun e pentecostalismo entre jovens das camadas populares.

Título da tese de doutorado: "Guerreiros de Cristo, bailarinos de Jeová:política do sobrenatural e ritualística reteté em um contexto de favela"

E-mail: artigodebates [at] gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8839402755695669

 

Elio Pereira Fernandes

Possui graduação em Abi - Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2020). Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2022). Pesquisador no projeto Africanidades Transatlânticas: Cultura, história e memórias afro-brasileiras. Áreas de interesse: Identidade, narrativas, trajetórias, relações raciais, comunidades religiosas afro-brasileiras, ações afirmativas.

Título da Monografia: "Trajetórias de duas professoras negras: memórias e narrativas da escolarização, práticas religiosas e identidade." (2020).

E-mail: eliopfernandes [at] gmail.com

Currículo Lattes: http://http://lattes.cnpq.br/1406677660623411

 

Olindina Cirilo Nascimento Serafim

Graduada em PEDAGOGIA pela Faculdade de Ciências Aplicadas "Sagrado Coração" (2002). Pós- Graduação em Gestão, orientação e supervisão escolar em 2004. Pós-Graduação em Alfabetização e Lingüística em 2008. Foi Coordenadora do Setor de Relações Étnico Raciais da Secretaria Municipal de Educação de São Mateus-ES, de 2004 a 2008. É Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo -UFES. Tutora da Especialização de Educação do Campo. Foi Assessora na equipe UFES do programa Projovem Campo Saberes da Terra Capixaba. Coordenadora do GT de educação da comissão quilombola do Sapê do Norte. Titular do Fórum Estadual de Cultura Afro Brasileira. Foi membro do CEPIR - Conselho Estadual de Igualdade Racial do Espírito Santo. Esteve a frente da Coordenação Estadual de Comunidades Tradicionais e Diversidade Religiosa na SEADH - Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Espírito Santo de 2010 a 2015. É funcionária efetiva da Prefeitura Municipal de São Mateus -ES -Secretaria Municipal de Educação de São Mateus-ES. Em Abril de 2015, reassumiu sua cadeira de lotação definitiva na Escola Municipal de Ensino Fundamental - EMEF. Valério Coser, e atua nos anos iniciais. A partir de 21 de agosto de 2017 entrei de licença para cursar o doutorado, na Universidade Federal Fluminense- UFF, em Niterói. Desde 2017, participo do Grupo de pesquisa Etnomatemática da UFF, contribuindo de maneira significativa nas discussões do grupo, coordenado por minha orientadora, a professora Maria Cecilia Fantinato. Em 2020, lançou pela editora Appris o livro. O caminho do quilombo histórias não contadas na educação escolar quilombola: Território do Sapê do Norte - ES. Atualmente estou na gestão da Comissão Permanente de Estudos afro-Brasileiro na Secretaria Municipal de Educação - CEAFRO, atuando como Coordenadora.  

Título da dissertação de mestrado: "Educação escolar quilombola: memória, vivência e saberes das comunidades quilombolas do Sapê do Norte, escola de São Jorge." (2011)

Título da tese de doutorado: "Prática docente na pandemia em territórios quilombolas do espírito santo: aquilombar para aprender e ensinar." (2022)

Trabalhos em andamento:

  • Artigo  para o dossiê - PUC/Rio.
  • Elaboração das Diretrizes Curriculares Quilombolas e Plano Municipal de Educação das Relações Étnico-Raciais (CEAFRO);
  • Elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Escolar quilombola na Educação Básica (CEAFRO).

E-mail: serafimnago [at] gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0428256233787047

 

Wiliam Wagner Silva Sarandy

Possui graduação em Ciências Contábeis pela UFES - Universidade Federal do Espírito Santo (1996) e especialização em Antropologia pela UCAM - Universidade Cândido Mendes (2017). Mestrando pelo Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Educação pela UFES - Universidade Federal do Espírito Santo (2022). Atualmente é Servidor Público Federal, atuando como Chefe da Divisão de Fiscalização Administrativa da Diretoria de Contratações de Obras e Serviços da PROAD - Pró-reitoria de Administração da UFES - Universidade Federal do Espírito Santo e Pesquisador no Projeto Africanidades Transatlânticas: Cultura, História e Memórias Afro-brasileiras. Áreas de interesse: Estudos sócio-ambientais, culturas e identidades, relações etnico-raciais, estudos da diáspora africana e religiões afro-brasileiras, práticas educativas e políticas de ações afirmativas.

Título da Monografia de Especialização: “Saúde e Doença Mental na Cultura Iorubá: uma crítica ao universalismo psicanalítico.”

E-mail: wiliam.sarandy [at] ufes.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2341577611993352

 

Sarita Faustino dos Santos

Cursa o mestrado acadêmico do Programa de Pós-graduação em Educação Física e Desportos na Universidade Federal do Espírito Santo PPGEF/UFES (2022). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998). Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola UFES/UNIAFRO (2014). Possui experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professoras/es, educação física na educação infantil, corporeidade (jogos, brincadeiras) e literatura infantil e juvenil na temática africana e afro-brasileira, Danças Afro-Brasileiras Cênicas, Relações Étnico-Raciais e Práticas Restaurativas na Educação. Atuou na Ceafro - Comissão de Estudos Afro-Brasileiros, na Secretaria de Educação do Município de Vitória (2018 e 2019). Participa do NAIF - Núcleo de Aprendizagem com as Infâncias e seus fazeres/Centro de Educação Física - CEFD/UFES. Integrante do LitERÊtura - Grupo de estudos e pesquisas em diversidade étnico-racial, literatura infantil e demais produtos culturais para as infâncias. Compõe o Conselho da Criança e Adolescente do Município de Vitória (CONCAV), o grupo Griôs da Dança e a Associação Brasileira de Pesquisadoras Negras/os (ABPN). Atualmente trabalha na Gerência de Formação e Desenvolvimento em Educação (GFDE) da Secretaria Municipal de Educação do município de Vitória (SEME), na comissão de práticas restaurativas na educação, como instrutora e facilitadora de círculos de construção de paz.

Dissertação: pesquisa em andamento.

E-mail: sariufes [at] gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9101511415717571

 

Larissa de Albuquerque Silva

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS/UFAM - 2017 a 2022). Mestra (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (PGCS/UFES). Especialista em Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola (NEAB/CE/UFES - 2016). Graduada (Bacharelado e Licenciatura) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012). Professora Substituta no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Nova Venécia (IFES/Nova Venécia), onde atua no Ensino Médio Integrado, Graduação e Pós-Graduação. Coordenadora adjunta do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFES/Nova Venécia. Realiza etnografias nas comunidades negras e quilombolas no estado do Espírito Santo e, mais recentemente, nas comunidades localizadas nas divisas interestaduais entre o Sul do Espírito Santo, Norte e Noroeste do Rio de Janeiro e Sudeste de Minas Gerais, em que são abordadas as seguintes linhas de pesquisa: Identidade, Memória e Patrimônio Cultural. Associada Pós-Graduanda da Associação Brasileira de Antropologia (ABA).

Título da dissertação de mestrado: "O alvoroço do mangangá’: uma análise do processo patrimonialista do jongo na comunidade negra São Mateus, Anchieta (ES).” (2016)

Título da tese de doutorado: “Os nós e as amarrações que os pontos entretecem’: as memórias, narrativas e recriações do Jongo no grupo Congola, Campos dos Goytacazes (RJ)”. (a ser defendida)

E-mail: larissadealbuquerque [at] hotmail.com ou larissa.silva [at] ifes.edu.br 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0715452715375051

 

Kátia Alexandra Santos Batista

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Educação pela   Universidade Federal do Espírito Santo ( PPGMPE/UFES - 2020),  linha de pesquisa em Inclusão e Diversidade. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991). Especialista em Planejamento Educacional  pela Faculdade Cândido Mendes (1993) e Psicopedagogia Institucional. Atualmente é servidora pública dos municípios de Vitória -ES  e Serra -ES(1993-2022), atuando na área da Educação como pedagoga, com experiência na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio. Têm interesse e atua  principalmente nos seguintes temas: Educação para as  Relações Étnico-Raciais, formação de professoras/es, planejamento, acompanhamento  e execução de projetos pedagógicos  e ações afirmativas. Participa do grupo de Pesquisa Educação nas Relações Territoriais Étnico-Raciais e Novas Mídias.

Título da Monografia: “Currículo e a Supervisão Escolar." (1991)

Dissertação: pesquisa em andamento.

E-mail: katiasb30 [at] gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2507264202366681

 

Samily Loures de Freitas

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (2019). Atualmente é mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PGCS) e pesquisadora no projeto Africanidades transatlânticas: cultura, história e memórias afro-brasileiras, da mesma universidade. Seus temas de atuação e interesse são: relações étnico-raciais; comunicação antirracista, influenciadores digitais negros; identidades negras; ciberativismo.

Título da monografia: “Influenciadores digitais negros: uma análise social.” (2019)

E-mail: samilyloures [at] gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1775642710579038

 

Maria Sampaio do Nascimento

Possui graduação em Geografia, Licenciatura e Bacharelado, pela Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência como professora em escola da Rede Pública Estadual no Espírito Santo. Possui especialização em História do Brasil pela Faculdade Integrada Simonsen – RJ. Possui especialização em Relações Étnico Raciais Afro-Brasileiras e Educação Inclusiva: Formação de Professores para a Diversidade, pela Universidade Federal do Espírito Santo. Participou do Curso de Aperfeiçoamento de Educação para as Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal do Espírito Santo. Possui mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo. Participa do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros na Universidade Federal do Espírito Santo (NEAB-UFES) como Professora pesquisadora. Participa como aluna extencionista voluntária do Programa de Extensão Religafro- Grupo de Estudos em Religiões Afro-brasileiras ( NEAB/UFES). Participa do Grupo de Pesquisa Ambiências - Laboratório de Estudos e Pesquisas e Experimentos em Naturezas -Culturas, na Universidade Federal do Espírito Santo.

Título da dissertação de mestrado: “Giras de pretos-velhos em um terreiro de umbanda: lugares e eventos de construção de memórias afro-brasileiras.” (2017)

E-mail: sampaionascimento61 [at] gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3584446957472879

 

Alessandra Fonseca Machado

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGMPE/UFES - 2020), com linha de pesquisa em Inclusão e Diversidade. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1997). Especialista em Reengenharia de Recursos Humanos pela Universidade Cândido Mendes, em Gestão Integradora - Supervisão Educacional, Orientação Educacional e Inspeção Educacional pela Universidade Castelo Branco, em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Espírito Santo e em Educação Comunitária Integral e Saberes Populares pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua na área da Educação nos municípios de Cariacica e Vila Velha como pedagoga e professora das séries iniciais. Experiência na Educação Infantil, Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos e na Área de Administração de Sistema Educacional. No período de 2017 a 2021, atuou na implementação das Leis 10.639/03 e 11645/08 no município de Vila Velha através da implantação da CEAFRI - Coordenação de Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e Indígenas. Têm interesse e atua principalmente nos seguintes temas: Educação para as Relações Étnico-Raciais, formação de professoras/es e ações afirmativas. É integrante do grupo de Pesquisa Educação nas Relações Territoriais Étnico-Raciais e Novas Mídias.

Título da dissertação de mestrado:“Entre traços e tranças: a trajetória da ceafri – (coordenaçao de estudos afro-brasileiros e indígenas) na construção da política de educação das relações étnico-raciais no município de vila velha.”

E-mail: ale-fonsecamachado [at] hotmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2423252985501107

 

Timóteo André Alves de Oliveira 

Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo -UFES - 2021. Bacharelando em Ciências Sociais na Universidade Federal do Espírito Santo também. Compõem o grupo de estudo e pesquisa LITERETURA e Pesquisador no projeto Africanidades Transatlânticas: Cultura, história e memórias afro-brasileiras. Areas de interesse: Memória, Identidade, Movimentos sociais negros, História de vida, Trajetória de Vida.

E-mail: taao1995 [at] gmail.com

 

Dandara Dara Mahusi Dias de Freitas

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Advogada OAB nº 34.841/ES. Pós-graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pesquisadora no projeto Africanidades Transatlânticas: Cultura, história e memórias afro-brasileiras. Áreas de atuação e de interesse: identidades, narrativas e memórias; direitos antirracista; relações étnico-raciais.

Título da monografia: “Racismo estrutural e encarceramento em massa da juventude negra: uma investigação do processo histórico e social de discriminação do negro no Brasil.”

E-mail: dandaradfreitas [at] gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8849021114103118

 

Fabiano Aparecido Costa Leite

Doutor em Ciências da Religião, Mestre em Ciências das Religiões, pós-graduação em Ciência da Religião, especialista em relações étnico-raciais e graduação em pedagogia e gestão de marketing. Área de concentração: Análise do discurso, pluralismo religioso, marketing para o terceiro setor, ética e religião, sociedade e religião e religiões afro-brasileiras. Membro do CONERES - Conselho Estadual do Ensino Religioso do Espírito Santo.

Título da tese de doutorado: "Quem está na terra: O Autor no Discurso Religioso da Umbanda." (2018)

E-mail: costaleitefabiano [at] gmail.com

 

Maria Raquel Souza Krull

Mestranda em educação (PPGMPE/UFES - 2021), linha de pesquisa: Práticas Educativas, Inclusão e Diversidade Escolar; Licenciada em Pedagogia com especialização em Direito e Gestão Educacional; Integrante do grupo de pesquisa: Educação para as Relações Étnico-Raciais e Identidades  Afro-brasileiras; Pesquisadora bolsista no Projeto Africanidades Transatlânticas: cultura, história e memórias afro-brasileiras; professora do ensino fundamental I na rede pública estadual.

Título da monografia de especialização: "LEI N. 10639/03: Educar para Relações Étnico-Raciais como Garantia de Direitos Humanos. "

Dissertação: pesquisa em andamento.

E-mail: profrquelkrull [at] gmail.com

 

Viviane Basilio de Souza Lauriano

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGMPE/UFES 2021/2), na linha de pesquisa Práticas Educativas, Diversidade e Inclusão. Graduada e bacharel em História pela UFES. Especialização em Ensino e Interdisciplinaridade: História e Literatura (UFES- 2004)  e Educação Pobreza e Desigualdade Social (2017). Professora estatutária das redes municipais de Cariacica e Vitória. Pesquisa os Círculos de Diálogos na construção de práticas antirracistas.

Especialização 1: "Alceu Amoroso Lima um confronto entre o cruzado católico x cruzados salvadores da educação nacional."

Especialização 2: "Relação entre a pobreza e a (in)disciplina escolar."

Dissertação: "Os Círculos de diálogos na construção de práticas educacionais antirracistas" (pesquisa em andamento)

E-mail: vivianebasilio77 [at] gmail.com

 

Ariane Silva Carvalho

Ativista do Movimento Negro e Coletivo feminista.Realiza trabalhos sociais nas comunidades ,através de rodas  de conversas com as familias de periferia,orientando sobre os serviços de atendimento em Vitória-ES.Possuo graduação em Farmácia pela EMESCAM (2012), experiência de 11 anos em farmacia .Curso de Gestão da qualidade em Farmácia (2021).No primeiro semestre do ano 2021 foi aluna especial no Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva na UFES. Mestranda em Saúde Coletiva na UFES, 2021/2, linha de políticas tendo como pesquisa mulheres negras quilombolas, representante estudantil no colegiado do PPGSC, participante da UNEGRO. Atualmente representante do mestrado no colegiado de Saúde Coletiva.

Dissertação: "As narrativas de mulheres negras quilombolas,e os sentidos do processo saude - doença - cuidado: tradições, cultura e resistência." (pesquisa em andamento)

E-mail: arianesilva2_7 [at] hotmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7907413184308627

 

Paula Aristeu Alves

Graduação em Serviço Social (UFES) e mestrado em Ciências Sociais (UFES). Doutoranda em Ciências Sociais (UFES). Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Universidade Federal do Espírito Santo(UFES); pesquisadora do projeto “ Africanidades Transatlânticas: história, memória e culturas afro-brasileiras”, credenciado no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFES.

Título da dissertação de mestrado: "Trajetórias de escolarização de quilombolas: um estudo a partir de retiro, santa leopoldina-es." (2020)

Tema de pesquisa do Doutorado: "Trajetórias acadêmicas de Mulheres quilombolas." (pesquisa em andamento)

E-mail: paula_aristeu [at] hotmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7187813193819727

 

Rosa Maria de Oliveira

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, pesquisadora com Religiões de Matriz Africana e afro-brasileiras, Patrimônio Cultural material e imaterial, Sociologia. Participa do Grupo de Pesquisa Educação para as Relações Etnico-Raciais e Identidades Afro-brasileiras-UFES, (DGP-CNPQ) , na linha de pesquisa Religiões e Religiosidades Afro-brasileiras, identidades e memória. tem experiência em pesquisa com comunidades e povos tradicionais. Tem experiência também nas áreas de garantias e defesa dos Direitos Humanos (Criança e Adolescente em situação de risco social, pessoas com transtorno mental e adolescentes em cumprimento de Medidas Sócio Educativas). Atuou como pesquisador bolsista nos: Programa Africanidades e seus zeladores: identidades, religiosidades e patrimônio cultural, que realizou o mapeamento e uma Cartografia social das casas de Candomblé da Grande Vitória (2015/2019), pesquisador bolsista no Projeto Africanidades Transatlânticas; cultura, história e memórias afro-brasileiras a partir do ES que, realizou pesquisa com grupos de jongo, ticumbi e bandas de congo (2018/2020), atuou como  co-coordenadora do Projeto de mapeamento dos povos e comunidades tradicionais do município de Cariacica/ES (2020/2021) e atualmente, atua como pesquisadora colaboradora no Projeto Africanidades Transatlânticas: história, memórias e culturas afro-brasileiras, em andamento.

Título da Monografia: O Congo de Nova Almeida: entre relatos orais, invenções e contradições.

E-mail: rosamariaciso [at] gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7280330421792493 https://orcid.org/0000-0002-6154-0524

 

Victor de Jesus 

Doutorando em Ciências Sociais no PGCS UFES (pesquisador bolsista FAPES), mestre em Planejamento Urbano e Regional no IPPUR/UFRJ (pesquisador bolsista CNPq), licenciado e bacharel em Ciências Sociais (UFES) e tecnólogo em Saneamento Ambiental (IFES). Atualmente desenvolve pesquisa sobre morte, eugenia e genocídio da população negra; no mestrado desenvolveu pesquisa sobre a relação entre saneamento básico e racismo ambiental, com reflexões sobre subjetividades racialmente estigmatizadas, planejamento urbano higienista e genocídio eugenista. Tem interesse em: 1) morte, eugenia e genocídio no historicotidiano brasileiro; 2) racismo ambiental, saneamento, desigualdades socioambientais, morbi-mortalidade por saneamento e determinantes sociais da saúde; 3) estigmas raciais, subjetividades e antropologia do corpo, das emoções e dos sentidos; 4) higienismo racial e desigualdades raciais socioespaciais; 5) teoria eugenista, teoria decolonial e Afropessimismo; e 6) Ações Afirmativas e Políticas Públicas. Ativista institucional pró políticas afirmativas para pessoas negras, trans e travestis nos Programas de Pós-Graduação. Atualmente é membro-associado da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). 

Título da dissertação de mestrado: "Coisas negras no quarto de despejo: saneando subjetividades, corpos e espaços." (2017)

Título da tese de doutorado: "O racismo mata! Uma sociologia forense da morte, eugenia e genocídio da população negra." (prestes a defender)

E-mail: victordejesuscso [at] gmai.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7209858618735573

 

Raiani Dercilia da Silva

Estudante de Psicologia na UFES com trajetória de pesquisa em subjetividade e cosmovisão quilombola a partir de sua iniciação científica. Atualmente participa do Programa AfroDiáspora, projeto idealizado pelo NEAB-UFES. Na psicologia tem traçado um percurso em políticas públicas, juventude e clínica antirracista.

Colaboradora no seguinte programa de extensão: Afrodiáspora: Cultura e História Africana e Afrobrasileira.

E-mail: raianidasilva14 [at] hotmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1085888350812997

 

Laura Brandao Silva

Graduanda em Ciências Sociais. Atualmente atua como pesquisadora bolsista no Projeto Africanidades Transatlânticas: história, memórias e culturas afro-brasileiras. Áreas de interesse: narrativas, memória, identidade, relações socioambientais.

E-mail: laubrandaoss [at] gmail.com

Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/6558753025654041

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910