NEAB

O Núcleo
O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UFES), segundo Art. 01 de seu regimento, é um núcleo acadêmico dedicado à produção e disseminação de conhecimentos e saberes por meio da realização de projetos e ações de ensino, pesquisa e extensão, referentes às questões da população negra, aos afrodescendentes, ao desenvolvimento de políticas de diversidade etnicorracial, promoção da igualdade racial e valorização das populações de origem africana e afro-brasileira, finalidades estas doravante mencionadas como afeitas à temática etnicorracial.

Foi concebido em 1988 pelo então professor do Departamento de História do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN UFES), sua criação oficial se deu em 2006 e hoje ocupa um espaço físico no Centro de Educação da UFES.

O NEAB/UFES tem desenvolvido atividades interdisciplinares, cursos de formação de professores da educação básica e superior, bem como reuniões acadêmicas e políticas visando lutar contra o racismo e contribuir para a efetiva aplicação da Lei 10.639/03, que determina para a educação brasileira o Ensino de História e Cultura Afro Brasileira e Africana em todos os níveis.

Atualmente é constituído por docentes, pesquisadores dos diversos Centros de Ensino da UFES e de outras Universidades e Faculdades do Estado do Espírito Santo e do Brasil, discentes e colaboradores externos, mestres detentores de saberes tradicionais, bem como representantes de fóruns, sociedade civil organizada, entidades negras e movimentos negros do Espírito Santo.

Jacyara Silva de Paiva

Coordenadora NEAB/UFES

Osvaldo Martins de Oliveira

Vice Coordenador NEAB/UFES

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910