COLEGIADO

Adriano Pereira Jardim

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal do Espírito Santo, lotado no Departamento de Psicologia, em regime de dedicação exclusiva, desde 11 de agosto de 2014. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase na abordagem fenomenológica da psicoterapia e dos processos cognitivos relacionados, atuando principalmente nos seguintes temas: efetividade psicoterapêutica, memória de eventos marcantes da psicoterapia, consciência de si e narratividade das religiões afro brasileiras. ( http://lattes.cnpq.br/5421197565198625 )

 

Foto Aissa

Aissa Afonso Guimarães                                              

Professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo/UFES, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGA/UFES, pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros - NEAB/UFES. Bacharel, licenciada e mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - IFCS/UFRJ, doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - ECO/UFRJ.
Atua na área de Artes no ensino, na pesquisa e na extensão no campo das artes populares e do patrimônio cultural afro-brasileiro, envolvendo ações de salvaguarda e produção de conhecimentos, junto aos sujeitos e comunidades detentores das culturas tradicionais, com ênfase no estado do Espírito Santo. ( http://lattes.cnpq.br/5450445723454857 )

 

Foto Alcemir

Alcemi Almeida de Barros

Nutricionista com atuação sempre caracterizada na Nutrição Social, voltada para a Segurança Alimentar e Nutricional, o Direito Humano à Alimentação Adequada e Políticas Públicas. Atualmente membro do Conselho Federal de Nutricionistas (Gestão 2018-2021), com experiência em Conselhos e Fóruns de políticas públicas, especialmente relacionadas aos Direitos Humanos e Segurança Alimentar e Nutricional. Coordeno o GESAN (Grupo de Estudos em Segurança Alimentar e Nutricional Prof. Pedro Kitoko), membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Segurança Alimentar e Nutricional (NUPESAN) e atuo como Professor Adjunto (D.E.) na Universidade Federal do Espírito Santo (Campus Maruípe). ( http://lattes.cnpq.br/2895767462673169 )

 

Foto Ana Claudia

Ana Cláudia Borges Campos

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília - UnB (2016) . Mestre em Políticas Sociais, ênfase em Políticas Públicas, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005). Bacharela em Biblioteconomia (1999) e Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes (2019). É Professora adjunta do Departamento de Biblioteconomia – UFES. Subcoordenadora do projeto InformAção e Cultura. É Diretora de Ações Afirmativas e Diversidade da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Diversidade na Ufes. Atua nas áreas de Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento. Administração e Planejamento em Unidades de Informação. Políticas Públicas de Informação e Relações Étnico-raciais e informação. ( http://lattes.cnpq.br/7352681814129799 )

 

Cláudia Patrocínio de Araújo

Graduanda em Letras-Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com foco no estudo sobre o Movimento Hip Hop. ( http://lattes.cnpq.br/0462275440750778 )

 

Cleyde Rodrigues Amorim

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2002). Professora e pesquisadora da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, no Departamento de Educação, Política e Sociedade, no Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação, e no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros - NEAB/UFES. Tem experiência em Antropologia das populações afro-brasileiras e atuou principalmente nos seguintes temas: remanescentes de quilombos, população Kalunga (Goiás), identidades étnicas e culturais, práticas culturais afro-brasileiras, religiões afro-brasileiras. Pesquisa sobre Diversidades, Relações Etnico-raciais, Identidades e Relações Raciais na Educação; Populações Tradicionais de Matriz Africana, Religiões Afro-brasileiras, Sociologia no Ensino Médio. Coordena o Grupo de Pesquisa Políticas de Inclusão e Educação para as Relações Etnico-Raciais- UFES, (DGP/CNPq). (http://lattes.cnpq.br/4004473327151252)

 

Debora Cristina de Araújo

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Mestra em Educação pela UFPR e graduada em Letras - Português/Inglês (2003) pela Universidade do Estado do Paraná, Campus de Paranavaí. Professora de Educação das Relações Étnico-Raciais na Universidade Federal do Espírito Santo, junto ao Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais do Centro de Educação. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE/Ufes). Coordena o LitERÊtura - Grupo de estudos e pesquisas em diversidade étnico-racial, literatura infantil e demais produtos culturais para as infâncias. Realiza pesquisas nas áreas de literatura infantil e juvenil; educação e relações étnico-raciais; educação e diversidade; práticas pedagógicas; Análise Crítica do Discurso. ( http://lattes.cnpq.br/3089785123426262 )

 

Filipe Gutemberg Costa Lima

Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo. Integrante do Grupo de Pesquisa Trabalho e Práxis, registrado no diretório do CNPq. É membro do Colegiado do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros NEAB/UFES. ( http://lattes.cnpq.br/4934919345023611 )

 

Gustavo Henrique Forde

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José(1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo(2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo(2016). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo e Diretor de Cidadania e Direitos Humanos da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo. Atuando principalmente nos seguintes temas:História da Educação, Movimento Negro, Racismo e antirracismo. ( http://lattes.cnpq.br/3493324457073231 )

 

João Victor Penha dos Santos

Neto de Benzedeiro, educado nos saberes tradicionais diaspóricos Africano, Roda de Congo, Roda de Samba e Roda de Capoeira. Também é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e atualmente é Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UFES) com grande afinidade nas Ciências Políticas, se dedica na pesquisa de Sucesso Eleitoral, Trajetória e Mandato de Parlamentares Negros e Brancos no Congresso Nacional, sendo membro do Centro de Políticas Comparadas (CPC) coordenado pelo Professor Dr Marcelo Vieira. Possui experiência na articulação, pesquisa e mobilização dos movimentos negros da diáspora africana. Foi Vice-Presidente do Conselho Estadual da Juventude mandato 2015/16, e homenageado com a Comenda "Zacimba Gaba" pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo, em 2019.  ( http://lattes.cnpq.br/2827876392470935 )

 

Foto Juliana

Juliana Cristina Teixeira

Professora do Departamento de Administração e do Programa de Pós-graduação em Administração da UFES. É doutora em Administração pelo CEPEAD/UFMG. Pesquisadora Associada da ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores Negros), do NEAB/UFES - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFES e do Yalodê Grupo de Pesquisa sobre Mulheres Negras. Uma das líderes do Tema Estudos Organizacionais Interseccionais  na ANPAD. Atua no campo dos Estudos Organizacionais, com ênfase em Raças, Gêneros, Classes, Diferenças e Desigualdades, seguindo as chaves dos Feminismos Negro e Interseccional e de perspectiva pós-estruturalista. Trabalha também com Teoria das Organizações, Vida Organizada, História e Sociologia do Cotidiano, Poderes e simbolismos, Discursos, Lugares sob uma perspectiva antropológica e Cidades, Trabalho e Modos de Objetivação, Subjetivação e Ética de Si a partir da perspectiva foucaultiana. ( http://lattes.cnpq.br/3705084565039896 )

 

Lavinia Coutinho Cardoso

Graduada em Historia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993) e Especialista em História Política (2003) e Mestre em História Social das Relações Políticas (2008) pela mesma instituição. Especialista em Educação e Mídias pela Universidade Federal de Ouro Preto (2018). Seus trabalhos de pesquisa tem ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Escravidão, Resistência Escrava e liberdade na província do Espírito Santo no século XIX , Políticas Publicas com recorte racial, tecnologia e mídias no ensino de história. Foi professora do Centro Universitário São Camilo, onde ministrava a disciplina de Antropologia para os cursos de licenciatura. Foi professora Faculdade Multivix onde ministrou as disciplinas de Fundamentos Filosóficos e Teoria Política e Relações étnico raciais para os cursos de Serviço Social e Ciências Contábeis, foi bolsista da CAPES/MEC atuando como supervisora do PIBID na EMEF Rita de Cassia Oliveira.Atualmente é professora PB III de História da Prefeitura Municipal de Vitória. ( http://lattes.cnpq.br/2838167892907295 )

 

Lorrana Neves Nobre

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014) e Mestrado em Gestão Pública no Programa de Pós-graduação do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da mesma Instituição. Especialista em Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola -UNIAFRO/UFES. Membro do grupo de Pesquisa Cnpq - Educação para as relações étnico-raciais, territorialidades e inclusão. Membro da Comissão de Validação de Autodeclaração Etnico-racial da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Atua como Técnico Administrativo em Educação no Centro de Educação Infantil da UFES. Tem experiência na área de Educação Infantil. ( http://lattes.cnpq.br/5653070944175448 )

 

Luizane Foto

Luizane Guedes Mateus 

Pós-doutoranda em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo, com experiência na área de Psicologia Institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas, Assistência Social, Relações Étnico-Raciais, Direitos Humanos e Cidadania. ( http://lattes.cnpq.br/4878991655516101 )

 

Foto Maria Helena

Maria Helena Elpidio

Mulher negra com origem do Morro de Caratoíra (Vitória-ES), candomblecista, assistente social, professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pós-doutora pela FSS/PPGSS/UFJF, doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Membro do Grupo de Estudos Octavio Ianni (UERJ) e do Núcleo de Estudos Interfaces (UFES). Presidente da ABEPSS (gestão 2017-2018). Membro do Círculo Palmarino - ES. Membro do Núcleo Estadual de Mulheres Negras do ES. Autora do livro “Território, Política Social e Serviço Social (2016), organizadora e autora de artigos e obras coletivas nas áreas de Formação Profissional; Questão urbana e territorial e; Questão étnico-racial. ( https://orcid.org/0000-0001-8243-542 )

 

Marileide Gonçalves França

Graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008), Doutorado em Educação na Universidade de São Paulo (2014) e atualmente é professora da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional; financiamento da educação, formação de professores; planejamento educacional, avaliação educacional, currículo escolar, educação especial e educação das relações étnico-raciais. ( http://lattes.cnpq.br/2559896753127751 )

 

Marilene Aparecida Pereira

Graduada em Administração - Faculdade Cenecista de Vila Velha. Cursando Mestrado Profissional em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes. Especialista em Educação Empreendedora - Universidade Federal de São João Del Rei/MG - UFSJ e Especialista em Educação Profissional e Tecnológica - Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes. Em 2018 atuou como coordenadora e docente do Curso Técnico em Recursos Humanos do Mediotec, no município de Cariacica e coordenadora do curso de Formação para as Relações étnico-raciais, ofertado pelo Centro Educacional Radier e Movimento Negro Unificado, no município de Vila Velha. Em 2017 atuação como Assessora Técnica de Inclusão Produtiva na Prefeitura Municipal de Vitória, através da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais. Em 2017 coordenadora e docente do Curso Técnico em Logística do Mediotec, no município de Vitória. Atuação em 2016 como tutora no curso de Pós-graduação em Política da Promoção da Igualdade Racial na Escola/ Uniafro/NEAB/UFES e professora do Curso Técnico em Administração, no município de Serra/ES, através da Secretaria de Estado da Educação. Em 2014 e 2015 atuação como docente no PROFIC - Programa de Formação Inicial e Continuada em unidades descentralizadas no eixo de Gestão de Negócios. Desenvolve pesquisa seguintes temas: educação para as relações étnico-raciais; Lei 10.639/2003, gênero; juventude; trabalho e inclusão produtiva. ( http://lattes.cnpq.br/8696770392447444 )

 

Marluce Leila Simões Lopes

Doutora em educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, sob a orientação da Drª Vânia Carvalho de Araújo. Possui graduação em pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola (1987) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008). Pedagoga efetiva - Secretaria Municipal de Educação de Aracruz/ES. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História, Sociedade e Culturas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, culturas, violência, racismo, currículo e gênero. ( http://lattes.cnpq.br/3385106837537944 )

 

Sandro José da Silva

Doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor Adjunto na Universidade Federal do Espírito Santo na Graduação em Ciências Sociais e nos Programas de Pós-Graduacão em Ciências Sociais e Direito. Membro do Comitê de Quilombos da Associação Brasileira de Antropologia. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão sobre relações etnicoraciais, patrimônio cultural e Direitos Humanos. É consultor da temática povos e comunidades tradicionais. ( http://lattes.cnpq.br/9873497099288005 )

 

Foto Thiago do Nascimento

Thiago Nascimento do Prado

Possui graduação em enfermagem pela Universidade Federal do Espirito Santo(2007), Mestrado em Doenças Infecciosas pela UFES (2010) e doutorado em Doenças Infecciosas pela UFES (2015) , realiza projetos de pesquisa na área de Epidemiologia das doenças transmissíveis e é Professor da UFES do departamento de Enfermagem. Principais áreas de interesse: Epidemiologia das doenças transmissíveis, saúde global e saúde da população negra. ( http://lattes.cnpq.br/6388559394015871 )

 

Foto Simone

Simone Raquel Batista Ferreira

Bacharel em Geografia (1995), Licenciada em Geografia (1997) e Mestre em Geografia Humana (2002) pela Universidade de São Paulo; Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2009). Atualmente, é Professora Adjunta IV no Departamento de Educação e Ciências Humanas do CEUNES, na Universidade Federal do Espírito Santo, onde atua no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Líder do Grupo de Pesquisa Territorialidades Tradicionais (CNPq/ UFES) e coordenadora do Projeto de Extensão Observatório dos Conflitos no Campo (OCCA). Tem experiência em estudos e trabalhos referentes à identificação de territórios tradicionalmente ocupados, à questão agrária e socioambiental, com destaque às formas de territorialidade de povos originários, comunidades tradicionais quilombolas, pesqueiras, ribeirinhas e campesinas, em conflito com projetos desenvolvimentistas hegemônicos. Vem atuando em pesquisas acerca das formas de territorialidade de comunidades tradicionais, com o uso de metodologias participativas como a História Oral e a Cartografia Social. ( http://lattes.cnpq.br/1263240256242074 )

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