COLEGIADO

 

Foto Aissa

Aissa Afonso Guimarães                                              

Professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo/UFES, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGA/UFES, pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros - NEAB/UFES. Bacharel, licenciada e mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - IFCS/UFRJ, doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - ECO/UFRJ.
Atua na área de Artes no ensino, na pesquisa e na extensão no campo das artes populares e do patrimônio cultural afro-brasileiro, envolvendo ações de salvaguarda e produção de conhecimentos, junto aos sujeitos e comunidades detentores das culturas tradicionais, com ênfase no estado do Espírito Santo. ( http://lattes.cnpq.br/5450445723454857 )

 

Cleyde Rodrigues Amorim

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2002), com pós-doutorado sobre "O Povo de Axé na Pós-Graduação" no PPGAS e Departamento de Antropologia/USP (2022). Docente e pesquisadora da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, no Departamento de Educação, Política e Sociedade, no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, e no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros - NEAB / UFES. Atua na área de Antropologia das Populações Afro-brasileiras, Educação das Relações Étnico-Raciais e Religiões de Matriz Africana. Tem pesquisas sobre remanescentes de quilombos no Brasil, população Kalunga (Goiás), identidades e práticas culturais afro-brasileiras, relações raciais na Educação, populações tradicionais de matriz africana, religiões afro-brasileiras e trajetórias de escolarização dos afrorreligiosos. Coordena o Grupo de Pesquisa Educação para as Relações Étnico-Raciais e Identidades Afro-brasileiras - UFES /CNPq e é pesquisadora no Observatório das Políticas de Ações Afirmativas do Sudeste- OPAAS / UFRRJ. É Filiada à Associação Brasileira de Antropologia e à Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos. (Texto informado pelo autor). Link para o lattes:  http://lattes.cnpq.br/4004473327151252

 

Dandara Silva Cabral

Bióloga, mestre em Ecologia de Ecossistemas, doutoranda em Oceanografia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e pós-graduanda em Gestão da Inovação pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Atua nas áreas de biomonitoramento aquático, ecotoxicologia e inovação aplicada à conservação, com foco no uso de bioindicadores. Possui experiência em coleta e análise de amostras de água, sedimentos e organismos, elaboração de estudos e relatórios ambientais, gestão de projetos ambientais, atendimento a condicionantes, treinamento de equipes e desenvolvimento de Planos Básicos Ambientais (PBA). Tem sólida atuação em projetos de extensão e sensibilização ambiental, com ênfase na preservação de manguezais e na promoção da cultura oceânica. Desde junho de 2023, integra o Programa de Monitoramento da Biodiversidade Aquática na Porção Capixaba do Rio Doce e Região Costeira e Marinha, executado pela FEST/UFES. No Colegiado do Neab é representante de estudantes de pós-graduação. Link para o lattes: http://lattes.cnpq.br/2796791137470791

 

Gustavo Henrique Forde

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José(1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo(2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo(2016). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo e Diretor de Cidadania e Direitos Humanos da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo. Atuando principalmente nos seguintes temas:História da Educação, Movimento Negro, Racismo e antirracismo. ( http://lattes.cnpq.br/3493324457073231 )

 

Heloisa Ivone da Silva de Carvalho

Doutoranda no PPGE/UFES. Representante de Estudantes do Doutorado no colegiado, compõe a Comissão de Políticas Afirmativas e a Comissão de Avaliação Curricular no PPGE/UFES. Mestra no PPGEF/UFES. Pós-graduada em Políticas Públicas pelo IFES e Políticas Educacionais pela UFES. Pedagoga, professora e pesquisadora, com experiências na Educação Básica e no Ensino Superior. Foi coordenadora do Curso de Pedagogia Licenciatura em Química na Faculdade Faesa. Presidiu Conselhos de Direitos, coordenou o CONEGRO, Fórum de Educação, Conselho de Educação e Comissão gestora do Fórum Araceli/Enfrentamento à violência sexual praticada contra crianças e adolescentes. No ano 2014 recebeu a “Comenda de Direitos Humanos” por ser a primeira mulher negra a presidir o Conselho de Direitos Humanos. Recebeu diversos prêmios, homenagens e medalhas por desenvolver projetos e produção de poesias referente ao trabalho de Combate ao Racismo. Coordenou a Comissão de Estudos Afro-brasileiros- CEAFRO/CERER nos anos 2015-2017 e a Comissão de Educação em Direitos Humanos da SEME/Vitória nos anos 2018-2021. Pesquisadora no LAPIVIN/UFES e do IESC/UFES. Atualmente é coordenadora da EJA da SEME/Vitória, Vice-Presidenta da UNEGRO e Coordenadora do Fórum Nacional de Mulheres Negras (http://lattes.cnpq.br/5267312657321338). No Colegiado do NEAB, gestão 2022-2024, é representante suplente de estudantes de pós-graduação, campus Vitória.

 

Leonor Franco de Araújo

Doutora pelo Doutorado Multinstitucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento da UFBA. Graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (1983), especialização em História das Sociedades Agrárias, realizada na Universidade Federal de Goiás, e mestra em História Social das Relações Políticas, pela UFES. Professora Adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando principalmente nos seguintes temas: Espírito Santo, História e Filosofia Africana, Sistema Filósofico de Ifá Comunidades Negras e Quilombolas, Racismo, Educação das Relações Étnico-raciais. Coordenadora do Grupo de pesquisa ONIRUÚRU: ÁFRICA, ISLÃ, DIÁSPORA AFRICANA E ESTUDOS ANTICOLONIAIS, da UFES. Vice-Coordenadora e Pesquisadora no grupo de pesquisa EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS, TERRITORIALIDADES E INCLUSÃO, da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa REDE AFRICANIDADES da Universidade Federal da Bahia. Consultora Especializada em Educação Ambiental Crítica e Políticas Públicas para Comunidades Quilombolas.Coordenadora Geral de Educação para a Diversidade da SECAD/MEC de 2007 a 2010. Coordenadora Geral do programa Conexões de Saberes MEC/SECAD/UFES, de maio de 2006 a 2007 e Coordenadora Nacional do Programa Conexões de Saberes de 2008 a 2010. Gerente de Projetos e Coordenadora do Programa Brasil Quilombola da SEPPIR/PR de 2011 a 2012. Diretora do Museu Solar Monjardim UFES/IPHAN, de 1990 a 1993. Coordenadora do NEAB-UFES, 2005 a 2007.Vice-Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros(NEAB/UFES), 2016 a 2018. Membro da Comissão Pró-cotas da UFES, 2004 a 2006..Membro da Comissão Permanente de Políticas e Ações em Educação das Relações Étnico-raciais da UFES, desde julho de 2016. Coordenadora do Observatório de Políticas de Ações Afirmativas (OPAA - projeto da Região Sudeste, 2016) da UFES. Membro da Comissão da Memória e da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil, sessão Espirito Santo, OAB-ES, 2015. Consultora AD HOC no Projeto Pedagógico do Curso voltado à Educação das Relações Étnico-Raciais a convite da CAPES e SECADI/MEC. Link para o lattes: http://lattes.cnpq.br/8272747346381325

 

Luar Santana de Paula.

Possui formação técnica em Mecânica com especialização em Petróleo e Gás Natural pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2003). Foi técnica de laboratório na Universidade Federal do Espírito Santo e atualmente é servidora lotada na Secretaria de Ações Afirmativas e estudante do curso de Ciências Sociais na mesma Universidade. No colegiado do Neab, gestão 2024-2026, é representante de TAE-UFES. Link para o lattes: http://lattes.cnpq.br/0738217771902082

 

 

Luizane Foto

Luizane Guedes Mateus 

Pós-doutoranda em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo, com experiência na área de Psicologia Institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas, Assistência Social, Relações Étnico-Raciais, Direitos Humanos e Cidadania. ( http://lattes.cnpq.br/4878991655516101 ). No Colegiado do NEAB, gestão 2022-2024, é representante suplente de movimentos sociais que atuam na temática étnico-racial.

 

Marileide Gonçalves França

Graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008), Doutorado em Educação na Universidade de São Paulo (2014) e atualmente é professora da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional; financiamento da educação, formação de professores; planejamento educacional, avaliação educacional, currículo escolar, educação especial e educação das relações étnico-raciais. ( http://lattes.cnpq.br/2559896753127751). 

 

Marlene Martins de Oliveira

É Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Espírito Santo, Diretora de Integração com a Educação Básica, e Coordenadora do Programa de Extensão Entre Comunidades. (Texto informado pelo autor). Link para o lattes: http://lattes.cnpq.br/6852283345194550

 

Noelia da Silva Miranda de Araújo

Mestra em Educação no PPGMPE-UFES (2020). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007), especialista em psicopedagogia institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura africana e afro brasileira/infantil e infanto-juvenil, princesas de outras etnias, meninas negras na literatura,  infâncias, espaço público e educação pública, formação de professores/as e lideranças quilombolas de Sapê do Norte. É escritora de literatura infantil e infantojuvenil com recorte racial negro e indígena, e escreve  poemas negros com várias  publicações em circulação. Participa do grupo de Pesquisa Educação nas Relações Territoriais Étnico-Raciais e Novas Mídias. É professora e pesquisadora na rede pública de ensino da Prefeitura Municipal de Vitória-ES. Atuou na Comissão de Educação em Direitos Humanos da Secretaria de Educação de Vitória-ES( 2018 e 2019). Atua desde 2019 na Comissão de Estudos Afro-Brasileiros -CEAFRO e  Comissão de Educação das Relações Étnico-Raciais - CERER da Secretaria de Educação de Vitória-ES. Participa do Coletivo Tereza de Benguela e Coletivo Benedito meia légua. É membra do MNU- Movimento Negro Unificado do ES. No Colegiado do NEAB, gestão 2022-2024, é representante titular de órgãos públicos que atuem na promoção da igualdade racial.

 

Patrícia Gomes Rufino Andrade

Doutora em Educação - Diversidade e Práticas Inclusivas (UFES). Professor Adjunto do Departamento de Educação, Política e Sociedade (DEPS). Graduado em Geografia (UFES), Pedagoga, Mestre em Educação (UFES). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFES. Pesquisa geografias e territorialidades; políticas educacionais para populações afro-brasileiras: quilombolas, territorialidades afro-religiosas. Pesquisa educação rural, práticas pedagógicas para educação étnico-racial e territórios periféricos. Líder do Grupo de Pesquisa Cnpq - Territórios e Territorialidades Rurais e Urbanas. Docente do Mestrado Profissional em Educação na linha Educação, Diversidade e Práticas Inclusivas. Professor do Mestrado em Comunicação na Linha Comunicação e Poder. Coordenou o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Espírito Santo (NEAB / UFES - 2015 -2020). Coordenou e presidiu a Comissão de Validação da Autodeclaração Étnico-Racial da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2018-2020). Diretora de Políticas de Extensão (2019). Líder do Grupo CNPq de Pesquisa Educação nas Relações Territoriais Étnico-Raciais e Novas Mídias (2016 - atual). Estágio de pós-doutorado em Economia e Política no Roy Wilkins Center - EUA (2020-2021). Resumo disponível em: http://lattes.cnpq.br/2327451507961703 . No Colegiado do NEAB, gestão 2022-2024, é representante suplente de Cleyde Amorim.

 

Sandro José da Silva

Doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor Adjunto na Universidade Federal do Espírito Santo na Graduação em Ciências Sociais e nos Programas de Pós-Graduacão em Ciências Sociais e Direito. Membro do Comitê de Quilombos da Associação Brasileira de Antropologia. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão sobre relações etnicoraciais, patrimônio cultural e Direitos Humanos. É consultor da temática povos e comunidades tradicionais. ( http://lattes.cnpq.br/9873497099288005 ). No Colegiado do NEAB, gestão 2022-2024, é representante suplente do CCHN.

 

Foto Sarita

Sarita Faustino dos Santos

Educadora Infantil, Professora e Pesquisadora das relações étnico-raciais, com Formação em Dança Afro e Contemporânea, Especialista em Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola pela UFES/Uniafro. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo, UFES (1998). Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola. Mestranda em Educação Física, pela UFES. Tem experiência na área de Educação infantil e contação de histórias e faz parte do grupo de estudos de literatura infanto-juvenil e demais produtos culturais - LitERÊtura e no NAIF/UFES Núcleo de Aprendizagem com suas Infância e Fazeres, atuando principalmente no seguinte tema: formação de professores, literatura infanto-juvenil com recorte étnico-racial, Educação Física na Educação Infatil, Dança Afro-Brasileira Cênica. Atualmente está lotada na Ceafro - Comissão de estudos Afro-brasileiro, na Secretária de Educação do Município de Vitória ES. ( http://lattes.cnpq.br/9101511415717571 ). No Colegiado do NEAB, gestão 2022-2024, é representante suplente de órgãos públicos que atuem na promoção da igualdade racial.

 

 

Sérgio Pereira dos Santos

Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É Pós-Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGSol) da Universidade de Brasília (UnB) em 2022. É graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 2005. É Mestre (2006) e Doutor em Educação (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES. É Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores do Campus da Ufes de Alegre. Foi Professor da Universidade Federal do Mato Grosso ente 2015 e 2024. É pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFES. Desenvolve estudos e pesquisas sobre: o pensamento/imaginário racial e as teorias/ideologias raciais dos primórdios ao século XIX e XX; as matrizes teóricas e sociológicas das relações e das desigualdades raciais brasileiras; Classificação racial brasileira: as teorias da mestiçagem e a categoria pardo; as construções teóricas e políticas da branquitude e da negritude; os estudos de branquitude; as ações e políticas Afirmativas para afro-brasileiros/as nas instituições de ensino superior; as comissões de heteroidentificação; as relações entre as categorias raça, classe e gênero na pesquisa educacional; a educação antirracista na formação de professores e na estrutura curricular; as dimensões materiais, psicológicas e simbólicas do racismo. Autor de livros e artigos científicos sobre a temática das relações raciais, ações afirmativas e sobre as diferenças raciais na educação. Tem experiência docente em ensino superior público e privado, com a educação pré-universitária popular e alternativa para a juventude negra e das camadas populares e com a Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular. É pesquisador da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e Negras (ABPN), associado e membro do Comitê Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), em especial, do Grupo de Trabalho 21 intitulado "Educação e Relações Étnico-Raciais". (Texto informado pelo autor). No colegiado do Neab é suplente de Simone Fernandes, representando o Campus de Alegre. Link para o lattes: http://lattes.cnpq.br/9044437804351118

 

Simone Aparecida

Simone Aparecida Fernandes

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Mestre em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Formada em Licenciatura curta em Ciências e Matemática para o Ensino Fundamental e Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de São João del-Rei. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF ? SBF)/Ufes e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (PPGEEDUC/Ufes, onde atua como coordenadora adjunta (gestão 2021/2023). Desenvolve pesquisa na área da educação com ênfase em: educação especial; ensino de Física; ensino de Ciências; práticas pedagógicas e divulgação científica. ( http://lattes.cnpq.br/0532528200582514 ). No Colegiado do NEAB, gestão 2022-2024, é representante suplente do Campus de Alegre.

 

Foto Simone

Simone Raquel Batista Ferreira

Bacharel em Geografia (1995), Licenciada em Geografia (1997) e Mestre em Geografia Humana (2002) pela Universidade de São Paulo; Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2009). Atualmente, é Professora Adjunta IV no Departamento de Educação e Ciências Humanas do CEUNES, na Universidade Federal do Espírito Santo, onde atua no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Líder do Grupo de Pesquisa Territorialidades Tradicionais (CNPq/ UFES) e coordenadora do Projeto de Extensão Observatório dos Conflitos no Campo (OCCA). Tem experiência em estudos e trabalhos referentes à identificação de territórios tradicionalmente ocupados, à questão agrária e socioambiental, com destaque às formas de territorialidade de povos originários, comunidades tradicionais quilombolas, pesqueiras, ribeirinhas e campesinas, em conflito com projetos desenvolvimentistas hegemônicos. Vem atuando em pesquisas acerca das formas de territorialidade de comunidades tradicionais, com o uso de metodologias participativas como a História Oral e a Cartografia Social. ( http://lattes.cnpq.br/1263240256242074 ). No Colegiado do NEAB, gestão 2022-2024, é representante titular do Campus São Mateus.

 

Foto Thiago do Nascimento

Thiago Nascimento do Prado

Possui graduação em enfermagem pela Universidade Federal do Espirito Santo(2007), Mestrado em Doenças Infecciosas pela UFES (2010) e doutorado em Doenças Infecciosas pela UFES (2015) , realiza projetos de pesquisa na área de Epidemiologia das doenças transmissíveis e é Professor da UFES do departamento de Enfermagem. Principais áreas de interesse: Epidemiologia das doenças transmissíveis, saúde global e saúde da população negra. ( http://lattes.cnpq.br/6388559394015871). No Colegiado do NEAB, gestão 2022-2024, é representante titular do Campus Maruípe.

 

Victor Jesus

Professor de Teoria Sociológica (UFES), Coordenador do Núcleo Capixaba de Estudos da Experiência Humana em Meio Urbano (URBES/UFES) e pesquisador do Laboratório de Pesquisas em Políticas Ambientais e Justiça (LAPAJ/UFES). Pós-doutor em Ciências Sociais (pesquisador bolsista CAPES/BRASIL no PGCS/UFES). Doutor em Ciências Sociais (pesquisador bolsista FAPES no PGCS UFES), Mestre em Planejamento Urbano e Regional (pesquisador bolsista CNPq no IPPUR/UFRJ), Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais (UFES) e Tecnólogo em Saneamento Ambiental (IFES). Discute o racismo brasileiro a partir das desigualdades em saneamento e suas subvivências à população negra brasileira. Assim, são temas de interesse na perspectiva interseccional: Racismo Ambiental e Injustiça Climática; Iniquidades em Saúde e Saúde Ambiental da População Negra; Genocídio da população negra; e Educação Ambiental e em Saúde para a Equidade Racial e os Direitos Humanos. Foi Assessor Técnico do Ministério da Saúde para assuntos de racismo ambiental e climático, iniquidades em saúde e saúde ambiental da população negra. Além disso: i) desenvolve mentoria gratuita para cotistas negras/os e travestis que desejam ingressar na Pós-graduação a partir do projeto de extensão "Projetar-se!"; ii) atua no ativismo institucional pró políticas afirmativas para pessoas negras, trans e travestis nos Programas de Pós-Graduação; e iii) integra a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Contato: victordejesuscso [at] gmail.com. Link para o lattes: http://lattes.cnpq.br/7209858618735573

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