COLEGIADO
Aissa Afonso Guimarães
Professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo/UFES, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGA/UFES, pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros - NEAB/UFES. Bacharel, licenciada e mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - IFCS/UFRJ, doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - ECO/UFRJ. Atua na área de Artes no ensino, na pesquisa e na extensão no campo das artes populares e do patrimônio cultural afro-brasileiro, envolvendo ações de salvaguarda e produção de conhecimentos, junto aos sujeitos e comunidades detentores das culturas tradicionais, com ênfase no estado do Espírito Santo. ( http://lattes.cnpq.br/5450445723454857 )
Alcemi Almeida de Barros
Nutricionista com atuação sempre caracterizada na Nutrição Social, voltada para a Segurança Alimentar e Nutricional, o Direito Humano à Alimentação Adequada e Políticas Públicas. Atualmente membro do Conselho Federal de Nutricionistas (Gestão 2018-2021), com experiência em Conselhos e Fóruns de políticas públicas, especialmente relacionadas aos Direitos Humanos e Segurança Alimentar e Nutricional. Coordeno o GESAN (Grupo de Estudos em Segurança Alimentar e Nutricional Prof. Pedro Kitoko), membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Segurança Alimentar e Nutricional (NUPESAN) e atuo como Professor Adjunto (D.E.) na Universidade Federal do Espírito Santo (Campus Maruípe). ( http://lattes.cnpq.br/2895767462673169 ). No Colegiado do NEAB, gestão 2022-2024, é suplente de Thiago Prado.
Gustavo Henrique Forde
Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José(1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo(2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo(2016). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo e Diretor de Cidadania e Direitos Humanos da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo. Atuando principalmente nos seguintes temas:História da Educação, Movimento Negro, Racismo e antirracismo. ( http://lattes.cnpq.br/3493324457073231 )
Heloisa Ivone da Silva de Carvalho
Doutoranda no PPGE/UFES. Representante de Estudantes do Doutorado no colegiado, compõe a Comissão de Políticas Afirmativas e a Comissão de Avaliação Curricular no PPGE/UFES. Mestra no PPGEF/UFES. Pós-graduada em Políticas Públicas pelo IFES e Políticas Educacionais pela UFES. Pedagoga, professora e pesquisadora, com experiências na Educação Básica e no Ensino Superior. Foi coordenadora do Curso de Pedagogia Licenciatura em Química na Faculdade Faesa. Presidiu Conselhos de Direitos, coordenou o CONEGRO, Fórum de Educação, Conselho de Educação e Comissão gestora do Fórum Araceli/Enfrentamento à violência sexual praticada contra crianças e adolescentes. No ano 2014 recebeu a “Comenda de Direitos Humanos” por ser a primeira mulher negra a presidir o Conselho de Direitos Humanos. Recebeu diversos prêmios, homenagens e medalhas por desenvolver projetos e produção de poesias referente ao trabalho de Combate ao Racismo. Coordenou a Comissão de Estudos Afro-brasileiros- CEAFRO/CERER nos anos 2015-2017 e a Comissão de Educação em Direitos Humanos da SEME/Vitória nos anos 2018-2021. Pesquisadora no LAPIVIN/UFES e do IESC/UFES. Atualmente é coordenadora da EJA da SEME/Vitória, Vice-Presidenta da UNEGRO e Coordenadora do Fórum Nacional de Mulheres Negras (http://lattes.cnpq.br/5267312657321338). No Colegiado do NEAB, gestão 2022-2024, é representante suplente de estudantes de pós-graduação, campus Vitória.
Luizane Guedes Mateus
Pós-doutoranda em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo, com experiência na área de Psicologia Institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas, Assistência Social, Relações Étnico-Raciais, Direitos Humanos e Cidadania. ( http://lattes.cnpq.br/4878991655516101 ). No Colegiado do NEAB, gestão 2022-2024, é representante suplente de movimentos sociais que atuam na temática étnico-racial.
Maria Inês Dias de Freitas
Possui Graduação em Letras - Centro Universitário do Instituto de Ensino Superior - (2012), Especialista em Gestão Estratégica em Recursos Humanos (FAESA, 2006), Bacharel em Secretariado Executivo - Universidade Taubaté-SP (1991). Possui Experiência na área de Recursos Humanos e Gestão, atuando como Secretária Executiva na Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes, no desempenho de atividades de assessoria às chefias no Gabinete da Reitoria/UFES. Coordena AFRODIÁSPORA: Cultura e História Africana e afro-brasileira. (http://lattes.cnpq.br/2753341100884565 ). No Colegiado do NEAB, gestão 2022-2024, é representante titular de TAE-UFES.
Marileide Gonçalves França
Graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008), Doutorado em Educação na Universidade de São Paulo (2014) e atualmente é professora da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional; financiamento da educação, formação de professores; planejamento educacional, avaliação educacional, currículo escolar, educação especial e educação das relações étnico-raciais. ( http://lattes.cnpq.br/2559896753127751). No Colegiado do NEAB, gestão 2022-2024, é representante titular do Campus de Alegre.
Noelia da Silva Miranda de Araújo
Mestra em Educação no PPGMPE-UFES (2020). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007), especialista em psicopedagogia institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura africana e afro brasileira/infantil e infanto-juvenil, princesas de outras etnias, meninas negras na literatura, infâncias, espaço público e educação pública, formação de professores/as e lideranças quilombolas de Sapê do Norte. É escritora de literatura infantil e infantojuvenil com recorte racial negro e indígena, e escreve poemas negros com várias publicações em circulação. Participa do grupo de Pesquisa Educação nas Relações Territoriais Étnico-Raciais e Novas Mídias. É professora e pesquisadora na rede pública de ensino da Prefeitura Municipal de Vitória-ES. Atuou na Comissão de Educação em Direitos Humanos da Secretaria de Educação de Vitória-ES( 2018 e 2019). Atua desde 2019 na Comissão de Estudos Afro-Brasileiros -CEAFRO e Comissão de Educação das Relações Étnico-Raciais - CERER da Secretaria de Educação de Vitória-ES. Participa do Coletivo Tereza de Benguela e Coletivo Benedito meia légua. É membra do MNU- Movimento Negro Unificado do ES. No Colegiado do NEAB, gestão 2022-2024, é representante titular de órgãos públicos que atuem na promoção da igualdade racial.
Ozirlei Teresa Marcilino
Pós Doutorado em Conhecimento e Inclusão Social em Educação (2019) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Educação (2014) e Mestre em Educação (2005) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Especialista em Administração e Supervisão Escolar e Matemática. Graduada em Pedagogia pela Escola Superior São Francisco de Assis (2004), em Licenciatura Plena no Curso de Ciências: habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José (1999) e em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas de Colatina (1994). Pesquisadora com interesse em Educação Matemática Indígena, Educação Étnico Racial, Educação do Campo, Culturas e Povos Tradicionais. Professora do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo e Pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab/Ufes). Membro: do Grupo de Pesquisas em História da Matemática e Saberes Tradicionais do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes/Campus Vitória); do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar Intercultural Indígena da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG) e do Grupo de Pesquisas Culturas, Parcerias e Educação do Campo (Ufes). ( http://lattes.cnpq.br/9548763641862588 ). No Colegiado do NEAB, gestão 2022-2024, é representante suplente de Jacyara Paiva.
Patrícia Gomes Rufino Andrade
Doutora em Educação - Diversidade e Práticas Inclusivas (UFES). Professor Adjunto do Departamento de Educação, Política e Sociedade (DEPS). Graduado em Geografia (UFES), Pedagoga, Mestre em Educação (UFES). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFES. Pesquisa geografias e territorialidades; políticas educacionais para populações afro-brasileiras: quilombolas, territorialidades afro-religiosas. Pesquisa educação rural, práticas pedagógicas para educação étnico-racial e territórios periféricos. Líder do Grupo de Pesquisa Cnpq - Territórios e Territorialidades Rurais e Urbanas. Docente do Mestrado Profissional em Educação na linha Educação, Diversidade e Práticas Inclusivas. Professor do Mestrado em Comunicação na Linha Comunicação e Poder. Coordenou o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Espírito Santo (NEAB / UFES - 2015 -2020). Coordenou e presidiu a Comissão de Validação da Autodeclaração Étnico-Racial da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2018-2020). Diretora de Políticas de Extensão (2019). Líder do Grupo CNPq de Pesquisa Educação nas Relações Territoriais Étnico-Raciais e Novas Mídias (2016 - atual). Estágio de pós-doutorado em Economia e Política no Roy Wilkins Center - EUA (2020-2021). Resumo disponível em: http://lattes.cnpq.br/2327451507961703 . No Colegiado do NEAB, gestão 2022-2024, é representante suplente de Cleyde Amorim.
Sandro José da Silva
Doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor Adjunto na Universidade Federal do Espírito Santo na Graduação em Ciências Sociais e nos Programas de Pós-Graduacão em Ciências Sociais e Direito. Membro do Comitê de Quilombos da Associação Brasileira de Antropologia. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão sobre relações etnicoraciais, patrimônio cultural e Direitos Humanos. É consultor da temática povos e comunidades tradicionais. ( http://lattes.cnpq.br/9873497099288005 ). No Colegiado do NEAB, gestão 2022-2024, é representante suplente do CCHN.
Sarita Faustino dos Santos
Educadora Infantil, Professora e Pesquisadora das relações étnico-raciais, com Formação em Dança Afro e Contemporânea, Especialista em Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola pela UFES/Uniafro. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo, UFES (1998). Especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola. Mestranda em Educação Física, pela UFES. Tem experiência na área de Educação infantil e contação de histórias e faz parte do grupo de estudos de literatura infanto-juvenil e demais produtos culturais - LitERÊtura e no NAIF/UFES Núcleo de Aprendizagem com suas Infância e Fazeres, atuando principalmente no seguinte tema: formação de professores, literatura infanto-juvenil com recorte étnico-racial, Educação Física na Educação Infatil, Dança Afro-Brasileira Cênica. Atualmente está lotada na Ceafro - Comissão de estudos Afro-brasileiro, na Secretária de Educação do Município de Vitória ES. ( http://lattes.cnpq.br/9101511415717571 ). No Colegiado do NEAB, gestão 2022-2024, é representante suplente de órgãos públicos que atuem na promoção da igualdade racial.
Simone Aparecida Fernandes
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Mestre em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Formada em Licenciatura curta em Ciências e Matemática para o Ensino Fundamental e Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de São João del-Rei. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF ? SBF)/Ufes e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (PPGEEDUC/Ufes, onde atua como coordenadora adjunta (gestão 2021/2023). Desenvolve pesquisa na área da educação com ênfase em: educação especial; ensino de Física; ensino de Ciências; práticas pedagógicas e divulgação científica. ( http://lattes.cnpq.br/0532528200582514 ). No Colegiado do NEAB, gestão 2022-2024, é representante suplente do Campus de Alegre.
Simone Raquel Batista Ferreira
Bacharel em Geografia (1995), Licenciada em Geografia (1997) e Mestre em Geografia Humana (2002) pela Universidade de São Paulo; Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2009). Atualmente, é Professora Adjunta IV no Departamento de Educação e Ciências Humanas do CEUNES, na Universidade Federal do Espírito Santo, onde atua no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Líder do Grupo de Pesquisa Territorialidades Tradicionais (CNPq/ UFES) e coordenadora do Projeto de Extensão Observatório dos Conflitos no Campo (OCCA). Tem experiência em estudos e trabalhos referentes à identificação de territórios tradicionalmente ocupados, à questão agrária e socioambiental, com destaque às formas de territorialidade de povos originários, comunidades tradicionais quilombolas, pesqueiras, ribeirinhas e campesinas, em conflito com projetos desenvolvimentistas hegemônicos. Vem atuando em pesquisas acerca das formas de territorialidade de comunidades tradicionais, com o uso de metodologias participativas como a História Oral e a Cartografia Social. ( http://lattes.cnpq.br/1263240256242074 ). No Colegiado do NEAB, gestão 2022-2024, é representante titular do Campus São Mateus.
Thiago Nascimento do Prado
Possui graduação em enfermagem pela Universidade Federal do Espirito Santo(2007), Mestrado em Doenças Infecciosas pela UFES (2010) e doutorado em Doenças Infecciosas pela UFES (2015) , realiza projetos de pesquisa na área de Epidemiologia das doenças transmissíveis e é Professor da UFES do departamento de Enfermagem. Principais áreas de interesse: Epidemiologia das doenças transmissíveis, saúde global e saúde da população negra. ( http://lattes.cnpq.br/6388559394015871). No Colegiado do NEAB, gestão 2022-2024, é representante titular do Campus Maruípe.