XIV Marcha contra o extermínio da juventude negra do ES

A Marcha contra o extermínio da Juventude Negra vem sendo organizada historicamente pelo FEJUNES - Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo, e tem como objetivo denunciar as sucessivas mortes violentas de jovens majoritariamente negros.

Trata-se de uma escalada de mortes e violências múltiplas, que se agravam a cada dia, e que foram sistematicamente banalizadas pela sociedade, em especial pelos meios de comunicação, que fortalecem a lógica da morte como forma de correção.

Esse massacre contra a população negra, e em especial contra a juventude negra, é denunciado pelos dados do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, que trazem dados de 2019 apontando o Espírito Santo como destaque negativo relacionado ao número de homicídios de homens negros (802) em comparativo com homens não negros (90).

A XIV Marcha contra o extermínio da juventude negra do ES acontecerá no dia 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra. Ela vem, mais uma vez, denunciar essa escalada de violência, que tem raça, faixa etária e classe bem definidos - são corpos negros, jovens e pobres!!

Entendemos que só através da mobilização da juventude e de todos os outros seguimentos da sociedade podemos consolidar um processo de resistência.