LitERÊtura – Grupo de estudos e pesquisas em diversidade étnico-racial, literatura infantil e demais produtos culturais para as infâncias

O LitERÊtura – Grupo de estudos e pesquisas em diversidade étnico-racial, literatura infantil e demais produtos culturais para as infâncias existe desde 2017 e é vinculado ao Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Sob coordenação da profa. Dra. Débora Araujo (DTEPE/PPGMPE/PPGE/UFES), no final de 2020 o LitERÊtura foi um dos selecionados pelo “Edital Equidade Racial na Educação Básica: pesquisa aplicada e artigos científicos”, realizado pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert) e, desde então, vem desenvolvendo ações em parceria com a EMEF Antonio Vieira de Rezende e a Secretaria Municipal de Educação da Serra-ES. O título do projeto é “LitERÊtura: formação em literatura infantil e juvenil com temática da cultura africana e afro-brasileira” e tem como objetivo desenvolver formações sobre práticas de mediação da leitura literária infantil e juvenil com foco na cultura africana e afro-brasileira.

No primeiro semestre de 2021 está sendo realizado um curso de formação com professoras e professores dos anos iniciais da escola e outras instituições educacionais da Serra. O conteúdo do curso será organizado em formato e-book para ser disponibilizado para docentes de todo o país. Para o segundo semestre estão sendo programadas atividades de mediação da leitura literária com as crianças da escola, especialmente do turno vespertino.

Também como parte do projeto foram adquiridos mais de 200 livros para a escola. Trata-se de um dos maiores acervos de literatura infantil e juvenil com foco na cultura africana e afro-brasileira a ser disponibilizado para uma escola pública brasileira.

Fotos: Joelma Rocha

Paralelamente às ações na escola, o projeto ainda está realizando lives por meio do “ÀGBÁRA ÒRÒ - Ciclo de debates sobre educação das relações étnico-raciais e literatura infantil”. São ao todo quatro lives, entre os meses de abril a julho, e que vem reunindo importantes debates a partir de especialistas nos temas. A transmissão tem sido feita em parceria com o canal do YouTube Educa Serra (Secretaria Municipal da Serra-ES): https://www.youtube.com/channel/UCL3c92T--cbRermt50s_BZQ

No dia 17 de junho, às 19h, ocorrerá a terceira live do ciclo, intitulada: “A escrita literária: autoras negras de literatura infantil”, com as profas. Dras. Nilma Lino Gomes e Lucimar Rosa Dias.

Sobre as palestrantes:

Nilma Lino Gomes possui graduação em Pedagogia pela UFMG (1988), mestrado em Educação pela UFMG (1994), doutorado em Ciências Sociais (Antropologia Social) pela USP (2002), pós-doutorado em Sociologia pela Universidade de Coimbra - Portugal (2006) e em Educação pela UFSCAR (2017). É professora titular emérita da UFMG, Bolsista de Produtividade/CNPQ, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Ações Afirmativas (NERA/CNPq) e docente do Programa de Pós-graduação em Educação Conhecimento e Inclusão Social da FAE/UFMG. Foi reitora pró-tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) (2013-2014), ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial, Juventude e Direitos Humanos no governo da presidenta Dilma Rousseff (2015-2016). Dentre suas obras destacam-se: A mulher negra que vi de perto (Mazza Edições); Sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolos da identidade negra (Autêntica Editora), Para entender o negro no Brasil de hoje, em parceria com o Prof. Dr. Kabengele Munanga (Global Editora) e o Movimento Negro Educador (Vozes).

Lucimar Rosa Dias é professora da Universidade Federal do Paraná da graduação e da Pós-Graduação na Linha de Pesquisa Diversidade, Diferença e Desigualdades na Educação. Doutora pela USP. Seu campo de atuação se relaciona aos seguintes temas: diversidade étnico-racial e infâncias negra e mulheres negras e educação. Coordena o ErêYá - Grupo de Estudos em Educação para as Relações Étnico-raciais.  É pesquisadora do OCUPP - Observatório de Culturas e Processos Políticos-Pedagógicos, do Neab/UFPR, OIIIPE - Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação e Pedagógicas e do grupo de trabalho Seminário internacional especializado: Infâncias de Gorée e autora de livros de literatura infantil de temática africana e afro-brasileira.

 

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910