CURSO DE FORMAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

A proposta de formação visa potencializar o estudo das Relações Étnico-Raciais e a aplicabilidade da Lei Nº 10.639 de 2003, que envolvem múltiplas questões na escola e em diferentes setores da sociedade, num processo de conscientização e luta contra o racismo.
O curso é uma iniciativa do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros NEAB-UFES da Universidade Federal do Espírito Santo em parceria com o Ministério Público Estadual.
Envolve público diverso como: Gestores/as; Professores/as; Pedagogos/as; Técnicos de Secretaria de Educação Municipais (Serra, Viana, Vila Velha, Cariacica, Guarapari, Piúma e Anchieta), e também Técnicas e Promotoras do Ministério Público Estadual e Estudantes da residência Pedagógica.
Curso semi-presencial de 120h, envolvendo inicialmente 30 cursistas com proposições de atividades diferenciadas – aulas presenciais, atividades não-presenciais em plataforma, oficinas, aula campo, elaboração de projeto com orientação de mestrandas do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE) e com culminância em Seminário de Socialização das intervenções realizados ao longo do curso com apresentação de trabalho e Banner.
DIÁLOGOS NA ESCOLA SOBRE FORMAÇÃO PESQUISA EM EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
A proposta de formação continuada na escola propõe abrir caminhos para diálogos acerca da importância de se trabalhar na perspectiva da Lei Nº 10.639 de 2003 que sanciona a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira.
A abordagem inicial apresenta as diferentes situações presentes no cotidiano escolar e que necessita serem trazidas no discurso da escola e da sala de aula como parte integrante do currículo escolar, como preconiza o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, que orienta as instituições de ensino e aponta as atribuições.
Utilizou-se diferentes estratégias de trabalho, partindo desde a história do continente africano e da presença e contribuição dos valores civilizatórios presentes em nosso cotidiano de diferentes maneiras, na memória, na linguagem, na culinária, na musicalidade, na corporeidade e em tantas formas de influência da cultura e da ancestralidade negra na sociedade brasileira, constituindo deste modo nossas identidades.
O curso de formação foi realizado na EMEF Irmã Cleusa Carolina Rody Coelho na Serra