Ufes sediou Audiência Pública sobre liberdade Religiosa

Foi  realizada na ultima sexta-feira, 06/06, no Centro de Educação da UFES uma audiência pública sobre a Liberdade do Exercício Religioso.  A audiência foi proposta a partir da discussão promovida pelo  Núcleo de Estudos Afro-brasileiros – NEAB/UFES (que tem um grupo de estudos sobre Religiões Afro-brasileira, o  RELIGAFRO) com sacerdotes  de  terreiros de Candomblé e Umbanda e outras organizações do movimento social organizado  sobre  a recente decisão de um Juiz Federal do Rio de Janeiro que, em uma sentença declarou que a umbanda e o candomblé não eram religiões.  A audiência foi convocada pelos vereadores Reinaldo Bolão, Marcelão Freitas e pelo deputado estadual Claudio Vereza ,  lotou o auditório do IC IV e contou com a presença de diversas autoridades dos governos  estadual e municipal. Também prestigiaram  o evento o Ministério Público, o Conselho Estadual de Ensino Religioso, o Forum de Povos e comunidades de Matriz Africana de Cariacica, sacerdotes e praticantes de umbanda, de candomblé, de outras religiões, representante de ateus, nossa Pro-reitora de Assuntos Estudantis e Cidadania, Jaqueline Silva e o Professor Edebrande Cavaliere, representando o Reitor da UFES. Dentre as proposições apresentada  e aprovadas,  foi solicitado às instituições presentes o cumprimento das leis federais  e estaduais  que tratam da liberdade religiosa e da promoção da igualdade racial. À universidade foi solicitado que faça cumprir a Lei 10.639/03 e que haja uma indicação de que os estudantes de cursos cujas profissões lidam diretamente com o público, façam estágios em comunidades tradicionais, inclusive nos terreiros (direito, cursos da área de saúde como medicina, odontologia, nutrição e outros). Ainda sobre a temática, foi marcada uma atividade publica, a Grande Gira, que acontecerá no dia 27 de julho, na praia de Camburi, próximo ao píer de Yemanjá, e reunirá diversos segmentos.