RASTROS - Intercâmbio Brasil-África na arte contemporânea

Rastros

Convidamos a sociedade civil capixaba para participar de um encontro com a arte contemporânea africana, afroamericana e afrobrasileira (Projeto Rastros), no Museu Capixaba do Negro (MUCANE), de 19/05 a 03/06/2015.

O evento apoiado pelo Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (NEAB), visa integrar o Brasil e a África por meio da arte contemporânea. Essa é a proposta do projeto "Rastros: Intercâmbio Brasil África na Arte Contemporânea", que reúne o trabalho de seis integrantes do Coletivo Colarta em parceria com três artistas africanos convidados.

A parte central do projeto é a exposição, que abre para o público na próxima terça-feira (19), a partir das 19 horas, no Museu Capixaba do Negro "Veronica da Pas", no Centro. O trabalho é resultado de uma vivência artística entre os artistas e se desdobra em ações de cunho educativo e informativo, além da valorização de propostas afirmativas em relação à cultura africana no Brasil.

"Os trabalhos apresentados mostram aspectos da influência africana no contexto brasileiro e, em particular, no Espírito Santo. Rastros também é constituído de palestras e promoção de diálogo, que reforçam essas ligações entre o Brasil e a África. A importância dessa iniciativa é oferecer a oportunidade de criação de um espaço de intercâmbio entre os dois continentes", disse Isa Bandeira, curadora da mostra.

"Rastros" é uma parceria artística e cultural entre o Arranjo Produtivo de Economia Criativa no Centro Histórico de Vitória e o Coletivo Colarta, com curadoria da professora doutoranda Isa Bandeira, coordenação geral dos artistas Francisco Edilberto Oliveira Filho e Cristina Souza Bastos, produção do Instituto Quórum e patrocínio da Lei Rubem Braga.

Serviço:

Exposição “Rastros: Intercâmbio Brasil África na Arte Contemporânea”.
Abertura: terça (19), a partir das 19 horas. Visitação: de 20 de maio a 3 de julho (terça-feira a sexta-feira, das 9 às 17 h, e sábados e domingos, das 12 às 16 h).

Onde: Mucane - avenida República, 121, Centro.