LUGARES DE VIVÊNCIA E DIFUSÃO DA CULTURA NEGRA VITÓRIA-ES

Vitória, capital do estado do Espírito Santo, é uma pequena e vibrante cidade com muitas atrações turísticas, porém, poucas delas voltadas para a população preta. Se você está na capital ou pretende visitá-la, confira abaixo alguns lugares de vivência e de difusão da cultura preta que separamos especialmente para tornar melhor sua experiência na cidade.

Mucane

Localizado na Avenida República, o Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane) é um espaço de convergência de serviços destinados à população negra e à comunidade em geral. No local, acontecem cursos e oficinas de formação artística, além de espaços para o debate e exposições voltadas para a história e identidade negra.

Endereço: Av. República, 121 - Centro, Vitória - ES, 29010-030

Horário de funcionamento: 17:00 ⋅ Abre sáb às 09:00

Instituto das Pretas

Organização de economia mista criativa afro-centrada que tem o objetivo de estimular o protagonismo de mulheres negras por meio de iniciativas multidisciplinares que promovam seu empoderamento. Responsável por, entre outras ações, a festa Bekoo das Pretas e a colônia de férias Quilombinho.

Endereço: R. Nestor Gomes, 172 - Centro, Vitória - ES, 29015-150.

Funcionamento: Diariamente de 10 às 18h*

* Dias e Horários de funcionamento sujeitos à agenda. Para mais informações consulte o site oficial da Organização:: https://www.daspretas.org/

Avivar

Salão de beleza voltado à cultura e ao empoderamento afro e especializado em tranças, dreadlocks, aplicação de cabelos e cursos voltados para a estética negra.

Endereço: Galeria Boulevard - R. Sete de Setembro, 245 - Loja 04 - Centro, Vitória - ES, 29015-000

Horário de funcionamento: 17:30 ⋅ Abre seg às 13:30

Bar do Nei e Bar da Zilda

Redutos na capital de sambistas e do samba, gênero que originou-se dos antigos batuques trazidos pelos africanos que vieram como escravos para o Brasil.

Bar da Zilda: R. Maria Saraíva, 30 - Centro, Vitória - ES, 29015-350

Bar do Nei: R. Sete de Setembro, 251 - Centro, Vitória - ES, 29015-300

Ponto Black

Coletivo coordenado por mulheres negras voltado para a divulgação do afroempreendedorismo capixaba nos seus diversos tipos de arranjos produtivos, a partir de orientações, capacitações, geração de renda e de uma convivência colaborativa, buscando o resgate da arte, da cultura e da identidade afrodescendente.

Endereço: R. Graciano Neves, 145 - Centro, Vitória - ES, 29015-330

Tel.: (027) 3376-1972

Instituto Raiz Forte

Atualmente denominada como “Raiz Forte Espaço de Criação”, agrega propostas e iniciativas artístico-culturais diversas que dialogam com as discussões sobre africanismo, negritude e feminismo, funcionando como um pequeno centro cultural destinado a exposições, intercâmbio de artistas, venda de produtos educativos, ensaios e escritório.

Endereço:  Escadaria Pedro Lima do Rosário, 120 - Centro, Vitória - ES, 29016-095

Núcleo Afro Odomodê

Inaugurado em novembro de 2006, o Núcleo Afro Odomodê desenvolve atividades culturais voltadas para jovens afrodescendentes entre 13 e 29 anos, que residem em Vitória. O núcleo é um espaço de formação, convivência e participação que busca estimular, sensibilizar e mobilizar os jovens para a luta contra os preconceitos, violências e exclusões. Entre as atividades oferecidas gratuitamente no espaço, estão oficinas que contribuem com o resgate e a valorização da cultura afro. Em 2013, o núcleo iniciou a série Diálogos Odomodê, um grupo de estudos voltados para temas ligados ao movimento negro no Espírito Santo.

Endereço: Escadaria Jaime Figueira, 13, Fonte Grande

Telefone: (27) 3235-2614 / 3315-4349

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8 às 17 horas

Espaço Hip Hop

Local destinado à propagação da cultura hip hop que conta com produtos e serviços visando ao crescimento e ao profissionalismo desse estilo de vida.

Endereço: R. do Rosário, 120 - Centro, Vitória - ES, 29016-095