I Seminário de Combate ao Racismo

O Coletivo Negrada, organização de Estudantes Negros e Negras, Indígenas e Cotistas da UFES, em parceria com o NEAB-UFES e apoio de outros setores de estudantes Negros e Negras também presentes na Universidade Federal do ES, realizará na próxima semana nos dias 05 e 06 de junho de 2014, o I SEMINÁRIO DE COMBATE AO RACISMO: "por uma formação anti-racista".

O Seminário tem como objetivo colocar em pauta principal na Universidade Federal do Espírito Santo a discussão acerca do Combate ao Racismo e seus efeitos nas relações acadêmicas e sociais, assim como, possibilitar um diálogo entre as comunidades interna e externa, atendendo a necessidade urgente de uma formação antiracista que busque livrar a sociedade dos preconceitos e discriminações em razão de raça / cor / etnia ou origem.

A realização do referido seminário é também alusiva ao 13 de maio, "Dia Nacional de Denúncia do Racismo", quando destacamos que após 126 anos da falsa abolição da escravatura com a assinatura da lei áurea, ainda vivemos numa sociedade que permite haver uma forma moderna de escravidão, que subjuga a população de negros e negras, assim como, os indígenas e demais etnias que "fojem" ao "padrão" europeu, tratando-os como seres desprovidos de direitos e deixados à margem da pobreza e da invisibilidade social e econômica."Cada vez mais percebe-se a importância e a necessidade de uma formação antirracista em todos os âmbitos da sociedade brasileira, e para isso é fundamental a implementação das Leis 10.639 de 2003 e 11.645 de 2010 que prevê o ensino e a valorização da História e da Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena na construção do Brasil e da identidade Brasileira, para que todos possam compreender, trabalhar e discutir as questões étnico-raciais, não só nas escolas, mas em todos os espaços onde tais questões ainda são proibidas.
Portanto, convidamos todos e todas para o I Seminário de Combate ao Racismo que será realizado nos dias 05 e 06 de junho na UFES.

Contamos com a presença e apoio de todos os acadêmicos.